Artes/cultura
13/12/2022 às 12:00•2 min de leitura
Uma inesperada revolta tomou conta da cidade de Woburn, Massachusetts. No melhor espírito de A Revolução dos Bichos, uma gangue de cinco perus começou a perseguir os moradores a ponto de alguns terem medo de sair de casa.
As pessoas tiveram vários encontros angustiantes com os perus, que, segundo relatos, bicam de carros até crianças. Uma moradora afirmou que em algumas ocasiões, a presença das aves é frustrante: “Eu fico tipo, ‘oh meu Deus, há um pacote da Amazon’, e não posso ir buscá-lo, porque os perus estão lá”.
Moradores de Woburn estão tão acostumados com a presença das aves, que já deram nomes para cada uma delas. (Fonte: Twitter)
A moradora comentou ainda que os animais já são tão conhecidos que decidiu dar um apelido para cada um. Segundo ela, a gangue de perus é composta por quatro fêmeas e um macho. Ela o apelidou de Kevin — o líder e o mais agressivo —, enquanto as fêmeas são Monica, Ester, Patricia e Gladys.
“As fêmeas normalmente são mais calmas”, explicou ela ao The Guardian. “Mas acho que Kevin meio que as provoca para que elas persigam as pessoas. Mas nunca são elas que começam os ataques. Quando Kevin não está por perto, elas apenas cuidam de seus negócios e se afastam de você”.
Como os perus são ativos apenas durante o dia e geralmente se aninham em árvores ou postes de luz à noite, esta moradora disse que espera até o anoitecer para sair de casa. Ela também comentou que, como as aves passaram a fazer parte da rotina dos moradores, acabou se adaptando à elas. Quando precisa sair de casa, a moradora afirmou que sabe onde os perus podem estar, e tenta evitá-los.
Mas isso não significa que a situação esteja confortável. Segundo outra moradora, já houve momentos em que ela ficou presa no carro e precisou ligar para alguém da família para ser resgatada. As aves costumam bicar os carros e param o trânsito. Elas também vão atrás de crianças em bicicletas e de pessoas caminhando ou correndo na rua.
Um dos perus que ameaça os moradores de Woburn. (Fonte: Twitter)
Os perus são aves nativas de Massachusetts, mas que foram extintas no século XIX devido à perda de habitat. Depois da segunda metade do século XX, biólogos reintroduziram as aves no estado. Atualmente estima-se que a população de perus em Massachusetts esteja entre 30.000 e 35.000.
Como as regiões onde esses animais vivem ficam próximas às cidades, é relativamente comum encontrá-los. Eles podem ir a uma cidade para procurar alimento ou para botar ovos longe de predadores naturais. A partir do momento que eles se sentem seguros perto de humanos e percebem que algumas pessoas têm medo deles, esses animais podem apresentar um comportamento mais agressivo para demonstrar dominância.
Algumas das medidas que os moradores foram aconselhados a seguir são não alimentar perus selvagens e manter os alimentadores de pássaros limpos. Eles podem se assustar com barulhos altos, e objetos brilhantes podem torná-los bastante agressivos — por isso devem ser cobertos ou disfarçados.