Ciência
19/03/2023 às 05:01•2 min de leitura
Alguma vez você já se questionou qual a diferença entre o pimentão amarelo, vermelho e verde? Para a surpresa de muitos, nós não estamos falando sobre tipos diferentes de um vegetal. Em termos gerais, essas três colorações de pimentão fazem parte da mesma espécie, mas em estágios completamente diferentes de amadurecimento.
Porém, isso significa que eles são exatamente iguais? Pode parecer tudo muito confuso, mas a resposta para essa pergunta é não. Na realidade, as diferenças no sabor, aparência e aroma de cada pimentão não são resultado de diferenças genéticas, mas químicas. Afinal, o processo de amadurecimento libera uma série de compostos naturais que alteram o produto final.
(Fonte: Repositório de imagens NZN)
Um estudo publicado na Compound Interest reuniu uma grande quantidade de informações para esclarecer o que diferencia cada coloração de um pimentão. Segundo a pesquisa, esse vegetal passa por três estágios distintos de coloração, cada um deles com seus próprios componentes químicos.
Quando ainda está verde, o pimentão é bastante semelhante a uma planta. E o que isso quer dizer? Nessa fase, o vegetal ainda está repleto de clorofila e aldeídos com "cheiro verde". Os pimentões amarelos, por sua vez, obtêm sua cor da luteína e do beta-caroteno, produtos químicos responsáveis por também fornecer o tom mais "alaranjado" nas gemas dos ovos e nas cenouras.
Quando o pimentão atinge a coloração avermelhada, isso significa que ele passou a produzir mais (E)-2-hexenal e (E)-2-hexanol, as substâncias químicas que lhe conferem um cheiro mais doce e frutado. Se você quer observar de perto as mudanças de cor em um pimentão, basta deixá-los em um quarto escuro e fresco por algumas semanas — onde terão espaço para amadurecer mesmo fora da horta.
(Fonte: Repositório de imagens NZN)
Agora que você sabe que todos os pimentões já foram verdes um dia, é importante ter em mente todas as características que cada uma dessas colorações oferece em termos de sabor e aroma. Assim, você saberá qual desses produtos é melhor para o tipo de receita que você está procurando fazer ou se encaixa melhor no seu paladar.
Ao contrário dos seus "irmãos", o pimentão verde possui um sabor muito mais marcante e de leve picância. Por conta disso, costuma ser bastante consumido mesmo cru em saladas ou aparecendo como acompanhamento de certos tipos de carne. O pimentão vermelho, no entanto, tem um sabor bem mais adocicado e tende a ser mais leve ao paladar.
Ele também aparece com muita frequência na composição de saladas, mas é um ótimo ingrediente para a criação de molhos. Por fim, o pimentão amarelo é de longe o que mais tem valor nutricional pelos elementos químicos que carrega. Seu sabor é visto como suave em comparação aos outros dois, casando muito bem com receitas envolvendo peixes.
De todo modo, independente de sua escolha, esse é um vegetal com sabor intenso e extremamente delicioso. Logo, qualquer coloração pode te trazer muita satisfação!