Ciência
23/03/2023 às 13:02•2 min de leitura
Quem tem bichinho em casa sabe que, em diversos momentos do dia, ele precisa realizar suas necessidades fisiológicas. Tal como há diferenças entre os tipos de pet, os odores das urinas e fezes também variam entre eles, sendo que algumas são mais fortes do que outras. E, dentre os que possuem cheiro mais forte, temos os gatos.
A resposta para isso pode ser observada na evolução do próprio animal. Gatos são descendentes de felinos que viviam em região bem áridas e os corpos desses bichos precisavam ser bastante eficiente quando o assunto era absorção de água.
Por conta disso, gatos atuais ainda preservam essa habilidade, já que absorvem grande quantidade de água da sua urina para se manterem hidratados. Afinal, basta observar que, perto de outros mamíferos, os felinos não costumam beber muito ao longo do dia.
Outro ponto que pode ser entendido quando falamos sobre o cheiro da urina dos gatos é a marcação de território. Dessa forma, o odor acaba servindo como um alerta de que já existe um bichano naquela área — e geralmente quem acaba sofrendo nesse caso é a parede da sua casa.
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Para quem se preocupa com a questão do cheiro deixado pelo gato após urinar, há algumas formas de lidar com essa questão. Confira a seguir:
Outro ponto importante nessa limpeza é evitar receitas milagrosas que brotam na internet, especialmente aquelas que usam vinagre ou bicarbonato — afinal, se o seu bichano for alérgico a esses produtos, existe a possibilidade de acabar gerando outro problema maior.