Artes/cultura
09/06/2023 às 09:00•2 min de leitura
Cachorros são animais curiosos por natureza e muitas vezes saem comendo coisas que não devem — incluindo grama. Porém, será que um "matinho" de vez em quando realmente é algo problemático para eles? Acredite: há um motivo por trás disso e é exatamente sobre esse ponto que falaremos.
Inicialmente, é preciso entender que comer grama é algo instintivo para muitos animais. No caso dos cachorros, por exemplo, eles associam os matinhos a algo capaz de aliviar sintomas gastrointestinais, entre eles dor de estômago e diarreia. Como a grama é rica em fibras, pode ajudar no funcionamento do intestino.
Entretanto, é importante notar que, em alguns casos, o ato de comer grama pode estar associado a algo um pouco mais grave, já que ele tende a fazer isso para tentar vomitar.
Em muitos casos, o cachorro pode comer grama para tentar aliviar algum tipo de problema que está sentindo em seu estômago. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
"Quando cachorros saem e começam a comer grama rapidamente, geralmente há uma razão, algo instintivo para tentar forçar algum tipo de reação gastrointestinal. Quando percebem que estão nauseados ou algo assim, a única coisa que sabem é que precisam se forçar a vomitar. Alguns cachorros engolem a grama sem realmente mastigá-la, e muitas vezes podem vomitar algo e, dessa forma, acabar se tratando", explicou o veterinário Jerry Klein ao site Mental Floss.
Dessa forma, se o cachorro está apenas comendo grama, ele não vai ficar doente porque faz parte do grupo dos animais onívoros. Porém, fique atento caso ele esteja fazendo isso de maneira muito rápida e descontrolada, especialmente se notar os seguintes sintomas associados à prática:
Caso algo acima se junte a esse ato, talvez seja uma boa fazer uma visita ao veterinário quanto antes para checar o que está acontecendo.
Além disso, vale a pena cultivar grama própria para o pet em casa se ele estiver fazendo disso um hábito, pois você garante que ele esteja em contato com algo que não seja nocivo à sua saúde - especialmente porque há casos em que ele vai fazer isso por estar com fome ou ansioso para atacar alguma coisa que não seja o seu sapato.