Ciência
14/07/2023 às 09:00•2 min de leitura
Reza a lenda que, no ano de 1992, a população da província chinesa de Zhejiang começou a se perguntar que mistérios um lago que parecia ser sem fundo, localizado junto a uma colina, poderia esconder. Na busca por respostas, um grupo de fazendeiros uniu forças para bombear toda a água do seu interior.
Graças a esse trabalho que durou 17 dias, conseguiram avistar a entrada de uma caverna. O que eles não imaginavam é que no seu interior, não havia metais preciosos escondidos, e sim uma espécie bem particular de estrutura feita de arenito. Trata-se das cavernas de Longyou, localizadas na porção leste da China. Confira, abaixo, o que já foi descoberto a respeito dessa antiga construção:
Cavernas estão atualmente iluminadas, permitindo a visita de interessados. (Fonte: Zhangzhugang/Wikimedia)
Sustentadas por grandes pilares, com um teto inclinado, e em meio a paredes marcadas com linhas paralelas e outras formas esculpidas de grande valor artístico, a visão dessas cavernas de arenito não deixa dúvidas de que teriam sido produzidas pelo homem. O motivo para isso ainda permanece indefinido, já que nenhum registro que documente a sua construção foi encontrado até hoje.
A princípio, foram descobertas 5 grandes cavernas, mas análises posteriores revelaram que, ao todo, elas são 24. Interconectadas, elas possuem dimensões que variam. Fato é que ainda hoje, as cavernas de Longyou encantam e intrigam na mesma proporção, motivando uma série de estudos para permitir desvendar alguns dos mistérios que rondam a sua existência.
A integridade das rochas é um dos fatores que mais surpreende. (Fonte: Zhangzhugang/Wikimedia)
Por ora, sabemos que elas teriam sido construídas há mais de 2 mil anos. Agora, que tipo de tecnologia teria sido usada para realizar esse trabalho, permanece sendo um mistério a parte. Mesmo após tanto tempo, as cavernas se mantiveram com a sua estrutura muito bem preservada em virtude de fatores que atuaram conjuntamente.
A largura delas, por sua vez, varia entre 18 e 34 metros, enquanto a altura vai de 8 a 18 metros, fazendo com que estejam entre uma das maiores e mais antigas construções subterrâneas já descobertas. A lagoa que estava ocupando a sua entrada, de origem fluvial, evidencia que o local é favorável a esse tipo de formação — o que não tornaria as cavernas um bom depósito.
(Fonte: Zhangzhugang/Wikimedia)
Naturalmente, há teorias que tentam explicar o que teria justificado a construção delas. Será que elas teriam sido um palácio secreto, ou mesmo um bunker militar? Segundo Yang Hongxun, que é pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, as cavernas foram construídas a mando do Rei Goujian, a partir de 494 a.C., para proteger seu exército após sofrer uma derrota em batalha.
Fato é que seus detalhes dessas obras revelam que muito esforço foi envolvido em sua construção, e que possivelmente elas teriam desempenhado um papel bastante importante no período, antes de se tornarem invisíveis dos olhos das gerações posteriores.