Ciência
11/08/2023 às 02:00•2 min de leitura
A natureza tem um grupo grande de animais espalhado nos mais diversos biomas, mas infelizmente alguns deles não são vistos com tanta frequência dada a sua raridade, seja por serem recém-descobertos ou por estarem à beira da extinção.
Caso goste de novas espécies, vamos listar na sequência alguns animais dos quais não se fala com frequência e são capazes de chamar a atenção por conta de suas características únicas. Confira.
(Fonte: GettyImages)
Vamos começar a nossa lista com o musaranho-elefante, um animal pequeno que chama a atenção pelo fato de possuir uma pequena tromba, o que garantiu a eles o "elefante" no nome.
O musaranho-elefante é uma espécie encontrada apenas na África, onde vive livremente na natureza e se alimenta principalmente de insetos. Pelo lado positivo, ele não está ameaçado de extinção.
Dentre as diversas espécies de macacos, uma das que mais chama a atenção é o macaco-de-nariz-empinado-birmanês por um simples motivo: ao olhar para ele rapidamente pela primeira vez, parece que ele não tem nariz.
Por conta do nariz chato e a ausência de pelo ao redor dele, essa espécie costuma espirrar bastante quando chove. Outro ponto é que essa é uma raça que sofre perigo, já que aparentemente existem apenas 100 exemplares vivos deste macaco nativo do norte de Mianmar.
(Fonte: GettyImages)
Os mares também são capazes de esconder espécies bastante curiosas de animais, e certamente podemos destacar o peixe-bruxa neste grande grupo.
Em seu habitat natural, o peixe-bruxa é um predador que age de forma bastante peculiar: apesar de ser cego, ele é capaz de sentir suas presas e se agarrar a elas na primeira oportunidade. Com seus vários dentes, ele pode perfurar sua vítima e passa a devorá-la de dentro para fora, sendo considerado um animal necrófago por conta disso.
(Fonte: GettyImages)
O axolote é um animal que chama a atenção pela cara amigável (confesse: esse rostinho acima não é fofo?), mas também possui outra característica pouco comum: ele não completa sua metamorfose, por isso se mantém em estágio larval mesmo quando atinge a fase adulta.
Essa espécie de animal pode ser encontrada apenas no México, e nos últimos anos atingiu estado crítico de conservação por ser consumido como alimento pela população local.
(Fonte: Perito Animal)
O nome dessa espécie de cegonha já dá uma ideia de sua principal característica: o bico avantajado e com uma ponta proeminente na parte de cima, lembrando bastante um sapato.
A cegonha-bico-de-pato é um animal que habita o leste tropical do continente africano, e chama a atenção pelo fato de ser uma ave capaz de medir até 1 metro e 40 centímetros de altura, além de chegar a pesar algo em torno de 7 quilos.
(Fonte: GettyImages)
O leopardo-de-amur é uma espécie encontrada apenas na Rússia e na China, trazendo como principal diferencial o seu corpo bastante peludo se comparado a outros parentes do mesmo grupo.
Ele chegou a atingir um estágio mais delicado de sobrevivência com apenas 14 adultos da raça em 2005, mas atualmente já existem mais de 80 deles no mundo. Com isso, esse grande predador capaz de atingir quase 60 quilômetros em sua corrida e saltar uma altura de três metros ainda permanecerá em nosso planeta por um bom tempo.