Qual é a diferença entre gatos domésticos e selvagens?

24/08/2023 às 04:002 min de leitura

A grande maioria dos animais domesticados costuma parecer bem diferente de seus ancestrais selvagens. Os cães, por exemplo, tornaram-se criaturas com poucas semelhanças aos lobos. O mesmo vale para porcos e javalis. Porém, não podemos dizer a mesma coisa em relação aos nossos pequeninos companheiros felinos.

De todos os animais de estimação no planeta, os gatos domésticos são os mais próximos de suas versões ancestrais, como o gato-selvagem-africano. Inclusive, eles são tão parecidos que, se você encontrasse o segundo andando pela rua, provavelmente gostaria de levá-lo para casa.

Adaptação ao mundo humano

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

De maneira geral, os gatos domésticos podem ser vistos numa enorme variedade de cores, padrões e texturas de pelo que os tornam esteticamente diferentes dos gatos selvagens. No entanto, algumas espécies são tão semelhantes aos seus ancestrais que é difícil até mesmo para pesquisadores conseguir distinguir a diferença entre as duas criaturas.

Inclusive, estudos mostram que apenas 13 genes foram alterados pela seleção natural durante o processo de domesticação dos gatos — um número três vezes menor do que aconteceu durante a descendência dos cães para os lobos. Então, o quão diferente um gato doméstico realmente é de um gato selvagem?

Na visão de pesquisadores, existem apenas duas formas de conseguir identificar um gato selvagem sem sombra de dúvidas: o tamanho de seu cérebro e o comprimento de seus intestinos. Gatos domésticos desenvolveram reduções nas partes do cérebro associadas à agressão, medo e reatividade geral. Além disso, por conta de suas dietas à base de vegetais fornecidas pelos humanos, os gatos domesticados desenvolveram um intestino mais longo.

Processo de domesticação

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Estudos indicam que os primeiros gatos-selvagens-africanos domesticados viviam há cerca de 10 mil anos, em um período em que seres humanos começaram a se estabelecer no norte da África e cultivar alimentos. Esses animais sempre foram vistos como a espécie felina mais amigável na natureza, podendo ser transformado em um companheiro afetuoso se treinado com sucesso.

As mudanças mais significativas dos gatos domésticos para os gatos selvagens definitivamente envolvem seu comportamento social. Embora exista uma crença na sociedade de que gatos são animais solitários e distantes, gatos caseiros tendem a criar grupos sociais dentro de casa muito semelhantes aos grupos de leões na natureza.

Isso quer dizer que podem até mesmo cuidar dos filhotes uns dos outros e definir um líder para o grupo. Outro fato surpreendente é que alguns estudos indicam que os gatos domésticos aprenderam ao longo dos anos a se comunicar com seus humanos, dando indícios de que estão com fome ou de que precisam de alguma coisa.

Portanto, é possível notar que os nossos felinos ainda possuem um pouco de uma fera ancestral em seu interior, mas evoluíram para se tornaram excelentes companheiros e um dos melhores animais de estimação que alguém poderia desejar para sua vida. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: