A triste história de Motty, o elefante híbrido mais raro do mundo

15/10/2023 às 06:003 min de leitura

A natureza sempre está pronta para nos surpreender com eventos que muitos considerariam impossíveis. Motty, por exemplo, foi um caso extremamente raro de um animal gerado entre o cruzamento de duas espécies diferentes de elefantes.

Nascido em 11 de julho de 1978 no Zoológico de Chester, no Reino Unido, Motty nasceu após o cruzamento de um elefante africano (seu pai, Jumbolino) e um elefante asiático (sua mãe, Sheba) que conviveram no mesmo recinto por um curto período. Seu nome foi uma homenagem a George Mottershead, fundador do Zoológico de Chester

Apesar de serem um par improvável, eles provaram que algumas regras da natureza podem ser quebradas. Entretanto, isso ainda levantou suspeitas e dúvidas, já que algumas pessoas não acreditaram que espécies tão distintas de um mesmo animal pudessem gerar um filhote.

O elefante mais raro do mundo

(Fonte: Derek G. Lyon/Chester Zoo/Reprodução)(Fonte: Derek G. Lyon/Chester Zoo/Reprodução)

Motty tinha pais com características muito peculiares. Jumbolino, por exemplo, vem de uma linhagem de animais que pode atingir entre 3 e 4 metros de altura, além de ter orelhas grandes o bastante para irradiar o calor. Já a espécie de Sheba mede entre 2 e 3,5 metros, além de ter cinco unhas na pata da frente e quatro unhas na pata de trás.

Em seu nascimento, Motty acabou herdando a forma da cabeça e das orelhas de seu pai, enquanto a composição das patas veio diretamente da mãe. Outro ponto importante é que sua gestação foi um pouco difícil por conta do cruzamento com um macho de espécie diferente, o que fez com que o filhote nascesse seis semanas antes do previsto e abaixo do peso.

Leia também: Koolakamba: a lenda dos híbridos chimpanzés-gorilas que vagam pela África

Vida curta

(Fonte: Mike Poustie/Chris Poustie/Reprodução)(Fonte: Mike Poustie/Chris Poustie/Reprodução)

Por suas condições, a equipe de veterinários do zoológico precisou ficar atenta a qualquer sinal de alerta na saúde de Motty, oferecendo todo auxílio que ele precisasse para ficar vivo.

Entretanto, a natureza tinha planos diferentes para o pequeno elefante, que teve uma piora em sua saúde apenas dez dias após chegar ao mundo. Nesse período, ele foi diagnosticado com enterocolite necrosante, condição gastrointestinal grave que costuma acometer animais recém-nascidos. Motty faleceu no dia 21 de julho de 1978.

Algumas décadas depois, seu corpo continua preservado e está guardado no Museu de História Natural de Londres. Além disso, ele gravou seu nome no Guinness com o título de elefante mais raro do mundo.

Koolakamba: a lenda dos híbridos chimpanzés-gorilas que vagam pela África
Koolakamba: a lenda dos híbridos chimpanzés-gorilas que vagam pela África
Koolakamba: a lenda dos híbridos chimpanzés-gorilas que vagam pela África
Koolakamba: a lenda dos híbridos chimpanzés-gorilas que vagam pela África

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: