5 fatos totalmente impressionantes sobre capivaras, as maiores roedoras do mundo

16/10/2023 às 04:302 min de leitura

Se você já cruzou com uma capivara na vida real ou simplesmente viu alguma foto de uma delas na internet, é bem provável que você tenha se encantado com essas criaturas magníficas, não é mesmo? Esses carismáticos roedores conquistaram as pessoas ao redor do mundo inteiro e se tornaram subcelebridades digitais. 

Porém, vale ressaltar que as capivaras são muito mais do que apenas beleza: esses bichos charmosos e robustos são animais completamente intrigantes e merecem ser estudados de perto. Por isso, nós separamos uma lista com cinco fatos impressionantes sobre as capivaras!

1. Habitat natural

(Fonte: Getty  Images)(Fonte: Getty  Images)

As capivaras não apenas são roedores gigantes, como também são os maiores roedores do mundo. Esses "ratões" podem ser encontrados a leste da Cordilheira dos Andes e nas margens dos rios da América Central e do Sul — do Panamá à Argentina. Por serem animais semiaquáticos, normalmente vivem ao lado de lagoas, pântanos, brejos e por aí vai.

Inclusive, você sabia que uma capivara pode ficar debaixo d'água por mais de cinco minutos? Isso acontece para que elas consigam escapar de predadores como sucuris e onças. Porém, sabe-se que elas estão cada vez mais próximas ao território humano à medida que seu habitat está diminuindo.

Leia também: Por que animais selvagens não são bons animais de estimação?

2. Comer as próprias fezes

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um fato bastante curioso, e relativamente nojento, sobre as capivaras é que elas têm o costume de comer o próprio cocô. A ingestão de fezes ocorre quando os animais buscam por bactérias benéficas que ajudam o estômago a quebrar as fibras grossas de outras fontes alimentares.

Assim como outros roedores, as capivaras possuem dentões bem característicos na frente da boca, usando seus mordedores longos e afiados para pastar grama e plantas aquáticas. Quando essas gramíneas frescas secam durante um período do ano, então sua alimentação de verdade é feita de abóboras, melões, juncos e grãos. 

3. Tamanho impressionante

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como dito anteriormente, as capivaras são oficialmente os maiores roedores do mundo. Mas como isso se traduz para números? Em geral, existem duas espécies conhecidas de capivara: Hydrochoerus hydrochaeris e Hydrochoerus isthmius. Das duas, a primeira é a que mais cresce.

Capivaras H.hydrochaeris costumam ter cerca de 1,3 metro de comprimento e pesar até impressionantes 78 kg. Já a H. isthmius é um pouco menor, medindo apenas 90 centímetros de comprimento e pesando cerca de 28 kg. 

4. Capivara de estimação

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Recentemente, o caso da capivara Filó, criada em cativeiro pelo influenciador digital Agenor Tupinambá, causou bastante polêmica. Tupinambá foi multado em R$ 17 mil reais pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e precisou levar o animal para um centro de conservação de vida selvagem para que ele pudesse ser devolvido à natureza.

Embora as capivaras sejam animais extremamente fofos e graciosos, é preciso destacar que elas continuam sendo animais selvagens. E a legislação brasileira proíbe estritamente que uma pessoa tente criar ou manter esses animais em casa. Logo, capivaras não podem ser vistas como potenciais animais de estimação.

Leia também: 5 animais silvestres de criação ilegal que são comuns no Brasil

5. Fama nas redes sociais

Para quem esteve atento às redes sociais nos últimos tempos, provavelmente notou que as capivaras — um animal comum para nós na América do Sul — viraram grandes celebridades pelo mundo todo. Inclusive, um artista russo criou uma música, a Capivara, e se tornou viral no TikTok no início de 2023, explodindo a busca por essas criaturas.

Depois disso, todas as plataformas passaram a ser invadidas por vídeos de capivaras lutando contra um ornitorrinco ou de capivaras pulando em piscinas acima do solo. Afinal, que culpa elas têm de ser tão fofas assim? Para nós, só nos resta apreciar a existência desse enorme roedor. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: