Artes/cultura
22/10/2023 às 13:00•2 min de leitura
O Mont Blanc, ou Monte Branco, não é só a montanha mais alta da França, como de toda a União Europeia. Localizada na região dos Alpes, na fronteira entre a França e a Itália, ela possui altura estabelecida de 4.807 metros.
Contudo, não se trata de um valor fixo, visto que a altura varia de tempos em tempos, a depender da quantidade de neve e gelo presentes no cume — o que gera bastante preocupação.
(Fonte: Getty Images)
Em setembro de 2021, a medição realizada apontou que o Mont Blanc estaria com altura oficial de 4.807,81 metros acima do nível do mar. Em 2007, esse valor foi de 4.810,9 metros. E com o objetivo de registrar todas essas alterações periodicamente, as medições são realizadas a cada dois anos desde 2001.
No última medição, em 2023, no entanto, topógrafos anunciaram que a nova altura do Mont Blanc é de 4.805,59 metros — o valor mais baixo já anunciado, que representa uma redução de 2,2 metros em relação ao que foi registrado no ano de 2021.
(Fonte: Getty Images)
Por estar coberto de gelo, a altura do Mont Blanc pode variar a depender de fatores variados, como o vento e o clima. Neste ano, por exemplo, a diferença pode ser justificada pela menor ocorrência de chuvas. Ou seja, é possível que daqui a alguns anos seja constatado que a altura aumentou, por exemplo.
Essas medições se mostram importantes considerando que as mudanças climáticas já estão modificando a paisagem das regiões polares, e o mesmo pode-se dizer das áreas montanhosas, já que as camadas de gelo estão se reduzindo com o passar dos anos.
A partir desse trabalho, pesquisadores conseguem dimensionar o impacto do aquecimento global na região dos Alpes. Em 2021, por exemplo, o lado italiano do Mont Blanc ganhou destaque devido ao risco de uma geleira colapsar.
(Fonte: Getty Images)
Com receio de que uma catástrofe ocorresse na região, o Mont Blanc seguiu sendo monitorado. O caso mostra que, em meio ao aumento da variação das regiões glaciares, maiores estão se tornando os riscos envolvidos caso alguma estrutura de grandes dimensões colapse.
Ainda pode-se dizer que na região dos Alpes, como um todo, o cenário não é diferente assim. Estima-se as temperaturas globais deverão aumentar em pelo menos 1,5 °C nos próximos 20 anos, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Com isso, há estruturas que devem desaparecer com a perda gradual do permafrost.
O Mount Adamello, localizado na Itália, possui elevação de 3.539 metros — e sua geleira também tende a ser particularmente afetada por essa mudança. Para ter uma noção disso, só no ano de 2022 foi registrada perda de 139 metros da sua cobertura — um valor muito acima da média dos últimos anos, que girou em torno dos 15 metros.