Ratos dão 'gritos' de felicidade ao se encontrarem com os amigos

18/11/2023 às 07:002 min de leitura

Assim como os humanos, os ratos também se sentem felizes ao estarem na companhia de seus amigos, chegando a emitir sons de alta frequência para refletir o seu sentimento de alegria. É o que revela um novo estudo, publicado na revista Cell Reports Methods, no dia 7 de novembro.

Conduzida por cientistas da Universidade de Haifa, em Israel, os pesquisadores desenvolveram um novo método para registrar a vocalização dos roedores durante as interações sociais. Para tanto, eles acoplaram uma miniatura de microfone à narina de cada um dos animais, na tentativa de identificar qual estava emitindo o som e averiguar seu estado emocional.

Os participantes foram então colocados em gaiolas, em pares, podendo estar em contato direto com o amigo ou separados por uma malha. A partir daí, as interações entre eles foram acompanhadas de perto pelos autores, com a tecnologia permitindo gravar as “conversas” entre os animais.

Conforme o artigo, os resultados mostraram que os ratos emitiam vocalizações ultrassônicas para expressar a alegria de estarem na companhia de outros da mesma espécie. Mas, curiosamente, os sons não eram ouvidos quando os camundongos se comunicavam ou respondiam às ações dos demais.

Inaudíveis ao ouvido humano

Ao acompanhar os animais durante o experimento, os pesquisadores descobriram que os ratos emitiam vocalizações de 50 Hz em determinados momentos. O som surgia quando aconteciam interações próximas entre eles, mas a emissão não estava ligada a nenhum comportamento específico dos participantes.

Para os pesquisadores, isso significa que os roedores não estavam tentando se comunicar com os demais, nem responder a algum estímulo. Eles “gritavam” apenas para expressarem o seu sentimento de alegria por estarem acompanhados de seus semelhantes.

Esquema de gravação dos sons usado pelos pesquisadores. (Fonte: Cell Reports Methods/Divulgação)Esquema de gravação dos sons usado pelos pesquisadores. (Fonte: Cell Reports Methods/Divulgação)

“Achamos que esta não é uma linguagem, mas, na verdade, outra forma de pronunciar a felicidade em geral”, explicou o autor principal do artigo, Shai Netser, em entrevista à NewScientist. Estudos anteriores já haviam detectado este tipo de som, porém sem identificar quais dos camundongos envolvidos estavam se expressando.

Vale destacar que os guinchos agudos emitidos pelos ratos quando eles estão felizes pela companhia de seus amigos são imperceptíveis ao ouvido humano — a nossa faixa auditiva atinge o máximo em torno de 17 Hz. Por outro lado, as pessoas conseguem ouvir os sons de alarme que os roedores emitem quando estão angustiados.

Sons inéditos identificados

Esta nova pesquisa detectou, ainda, outros tipos de vocalizações dos ratos até então desconhecidos. Trata-se de ruídos de baixa frequência, variando entre as faixas de 4 Hz e 10 Hz, estes audíveis aos humanos, que ainda não tiveram seu significado determinado.

Os cientistas acreditam que o estudo abrirá o caminho para que novos experimentos tragam mais esclarecimentos a respeito das emoções dos roedores, bem como sobre os seus comportamentos sociais.