Artes/cultura
06/02/2014 às 13:34•1 min de leitura
Não é muito saudável deixar que os fungos se instalem na superfície de alguns alimentos, não é mesmo? Mas em alguns casos eles ajudam a ciência e a arquitetura, possibilitando criar edifícios sem causar um grande impacto na natureza. Seguindo esta ideia, o arquiteto norte-americano David Benjamin construirá em Nova York, nos Estados Unidos, uma torre feita com tijolos de fungos e palhas de milho, possibilitando que o prédio cresça sem nenhum gasto de energia.
O material orgânico desenvolvido por Benjamin será colocado em moldes retangulares que servirão como os tijolos da torre. Com o tempo, a composição de mycelium (parte vegetal do fungo) e a palha de milho preencherá todo o molde, formando peças sólidas e seguras para a torre.
Fonte da imagem: Divulgação/The Living
Enquanto as partes superiores se solidificam mais rápido com o contato do sol, a superfície reflexiva dos tijolos orgânicos ajuda com que os moldes da parte inferior também recebam a luz solar e se solidifiquem com mais consistência. A previsão é que a torre esteja pronta em junho de 2014, levando alguns meses para que o material esteja devidamente sólido para oferecer a visitação.
Todo o projeto foi desenvolvido por Benjamin para participar do “Programa Jovens Arquitetos”, pelo qual os participantes deveriam desenvolver construções que oferecessem lugares ao ar livre, sombra e água. O projeto do arquiteto, conhecido por Hy-Fi, se beneficiou por não poluir o ambiente, tornando-se uma ótima opção ambiental para descanso em plena cidade de Nova York.
Via Tecmundo