Ciência
04/09/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 04/09/2024 às 21:00
O urutau está entre as aves mais curiosas da natureza. Ele faz parte da família Nyctibiidae, e se caracteriza por suas incríveis capacidades de camuflagem.
O urutau-grande, um dos tipos dessa espécie, vive na América Central e do Sul e tem uma aparência no mínimo curiosa: seus olhos são enormes, assim como a sua boca. Além disso, ele emite um gemido bastante peculiar, apenas durante a noite, o que pode assustar os desavisados.
Muitos animais usam técnicas específicas para poderem se proteger na natureza. O urutau-grande, por sua vez, desenvolveu uma incrível capacidade de se esconder por meio da camuflagem. Ele pousa no topo de um galho seco e fica posicionado na vertical, o que faz com que dificilmente seja visto pelos predadores.
Para completar, o urutau fica completamente parado com os olhos fechados, o que o faz parecer realmente com uma madeira seca.
Diz-se que os urutaus têm "olhos mágicos", pois eles possuem pequenas dobras nas pálpebras superiores que fazem com que eles sintam o movimento, mesmo quando os seus olhos estão fechados. Ou seja, ainda que essas aves estejam totalmente camufladas, elas conseguem espiar os predadores em potencial.
O urutau tem uma grande boca que facilita a sua alimentação, uma vez que possibilita que ele capture muitos insetos ao mesmo tempo.
Da mesma forma que a coruja, este é um animal noturno: é à noite que ele caça. Por isso, seus grandes olhos, com excelente visão, permite que ele enxergue bem os insetos mesmo durante a noite. A característica dos olhos gigantes dá a ele uma aparência engraçada, o que levou esse bicho a aparecer em vários memes.
O urutau-grande fêmea deposita um único ovo bem no lugar onde ele se camufla durante o dia – geralmente, é no topo oco de um galho quebrado. De forma perspicaz, ele não leva materiais para o ninho, o que faz com que o ovo dificilmente seja avistado por outras aves.
Esse animal também é muito limpo, e costuma remover todo o cocô dos filhotes no ninho. Dessa maneira, o ninho acaba não sendo farejado por predadores.
Uma das coisas que mais identifica o urutau é o seu som, que parece com uma espécie de uivo bem apavorante. Esse fato fez com que ele aparecesse em várias lendas. Seu canto é associado à lenda do Curupira, por exemplo.
Já no Peru, há uma história que fala que o urutau seria uma criança que foi transformada em ave depois de ter sido abandonada pela mãe. O canto da ave seria o choro da criança pela falta que sente dela.
Tudo que envolve o urutau costuma ser cercado de certo mistério e curiosidade. Não por acaso, seu nome vem do tupi e significa "ave fantasma".