Estilo de vida
24/06/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 24/06/2024 às 10:00
Na natureza, é comum que fêmeas fiquem responsáveis por gerar os filhotes, seja carregando na barriga ou botando os ovos que darão vida aos pequenos. Porém, há alguns casos em que os pais também entram na jogada nesse processo, seja de forma parcial ou integralmente.
Na sequência, vamos listar alguns grupos em que os machos também são responsáveis pela tarefa de cuidar dos ovos de seus filhotes.
Os machos pinguins-imperadores puxam para si a responsabilidade de incubar os ovos durante o inverno antártico. Depois que a fêmea bota o ovo, ela o passa para o macho, que equilibra a primeira casa do futuro filhote em seus pés e o cobre com uma dobra de pele chamada bolsa incubadora.
Durante cerca de dois meses, os machos jejuam e suportam temperaturas abaixo de zero e ventos fortes. Assim, eles se tornam guardiões dos ovos até que as fêmeas retornem do mar com comida para os filhotes recém-nascidos.
Nas emas, os machos constroem e cuidam do ninho, que pode conter ovos de várias fêmeas. Depois que elas botam os ovos, o macho é o único responsável pela incubação, que dura cerca de seis semanas.
Durante este período, ele deixa raramente o ninho, exceto para se alimentar e beber água. Aliás, a missão do pai não para por aí: após a eclosão, o macho também cuida dos filhotes, protegendo-os e ensinando-os a se alimentar.
No caso dos falcões-peregrinos, tanto machos quanto fêmeas participam da incubação dos ovos. Embora a fêmea passe mais tempo no ninho, o macho também assume a incubação enquanto a fêmea sai para caçar.
Aliás, é exatamente por conta deste compartilhamento de responsabilidades que ambos os pais garantem suas forças para cuidar dos filhotes após a eclosão dos ovos.
Os flamingos têm uma abordagem de incubação bastante cooperativa. Aqui, machos e fêmeas se revezam na incubação do único ovo que a fêmea põe. Cada turno de incubação pode durar várias horas, durante as quais o outro progenitor se alimenta.
Esta partilha de responsabilidades garante que ambos os pais permaneçam saudáveis e o ovo seja constantemente protegido e aquecido.
Você certamente viu que Marlin, de Procurando Nemo, era um pai bastante zeloso. Isso não é exclusivo do personagem da animação, já que nos peixes-palhaço os machos desempenham um papel fundamental no cuidado dos ovos.
Após a fêmea botar os ovos em uma superfície plana e perto de uma anêmona-do-mar para proteger os filhotes, o macho assume a responsabilidade de cuidar deles. Ele usa suas nadadeiras para ventilar os ovos, garantindo que recebam um suprimento constante de oxigênio.
Além disso, também cabe ao macho remover qualquer ovo que não esteja saudável. Ele também faz isso caso algum deles esteja infestado por fungos, mantendo o ninho livre de ameaças.
Vale mencionar, inclusive, que este comportamento protetor e cuidadoso do macho é essencial para o desenvolvimento saudável dos filhotes. Afinal, é exatamente isso que aumenta suas chances de sobrevivência no ambiente marinho.