6 expressões faciais caninas e seus significados

06/05/2024 às 12:003 min de leituraAtualizado em 06/05/2024 às 12:00

Donos de cachorros sabem que seus cachorros se comunicam com eles. Por vezes, os animais utilizam os latidos e uivos. Em outras situações, é através de suas expressões faciais que podemos compreender o que os cachorros querem nos dizer – ou, ao menos, ter uma noção básica do que possa ser.

Diferentes especialistas em comportamento canino sugerem que essa comunicação não-verbal torna mais fácil lidar com seu animal, mantendo-o seguro e feliz, com qualidade de vida – além da longevidade. Não menos importante, saber interpretar esses sinais auxilia no fortalecimento de nossos vínculos com os cães.

1. Piscando os olhos

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Fechar os olhos é o relaxamento do cão que recebe carinho. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Uma das expressões que melhor representam a alegria e satisfação do cachorro é quando ele pisca lentamente, ou até mesmo mantém os olhos cerrados enquanto recebe um cafuné. Segundo os veterinários, quando seu cãozinho faz isso ele se encontra em um estado de relaxamento, muito contente e confortável.

Agora, é sempre importante prestar bem atenção para diferenciar a velocidade da piscada. Isso porque, no modo contrário, isto é, piscadas rápidas, ele provavelmente está indicando um alto nível de estresse e desconforto.

2. Lambendo o focinho

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Cuidado com o estresse do cão que lambe muito o focinho. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Já notou seu cachorro esticando a língua até que faça o movimento de lamber o próprio focinho? Bem, de acordo com especialistas em comportamento canino, essa lambida geralmente é sinal de estresse.

Contudo, a interpretação da expressão facial do animal não pode ser feita de modo independente, isso porque a lambida pode ser para retirar restos de comida preços no focinho. Agora, se ele faz isso de olhos fechados pode estar tentando evitar contato visual, provavelmente indicando desconforto com a situação.

3. Olhando fixamente

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
O amor canino pelo seu dono pode se expressar no olhar. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Como dito anteriormente, as expressões faciais dos cachorros precisam ser interpretadas dentro de contextos. Um animal que te encara fixamente pode estar desafiando você, por ter se sentido ameaçado. Em geral, esse tipo de reação vem acompanhada de orelhas erguidas e caninos à mostra.

Agora, se o olhar for suave, é indicativo que ele está expressando seu amor por você. Quando ele olha de maneira suave a amorosa para seu dono, o organismo do cão libera oxitocina, conhecido como hormônio do amor.

4. Língua de fora

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Uma língua para fora pode ser relaxamento, mas também cansaço. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Algumas raças de cachorro ficam com a ponta da língua para fora quando dormem ou estão deitados. Quanto mais relaxados eles se sentem, mais propícios a ficarem com essa expressão. Porém, de acordo com especialistas em comportamento animal, a língua para fora também pode representar uma tentativa de se refrescar, ou até mesmo indicar estresse.

A melhor forma de diferenciar é prestar atenção se, além de para fora, a língua também se enrola para cima, no sentido do nariz. Quando essa situação também ocorre, você poderá claramente entender que ele está ofegante ou sob estresse.

5. Sorrindo

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Felicidade e relaxamento resultam em sorrisos. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Em determinadas situações, é muito evidente que seu cachorro está esboçando um sorriso. Essa expressão facial não é um sorriso clássico, como de seres humanos. Ela fica aberta, relaxada, por vezes acompanhada da língua do animal, caída para um dos lados. O olhar do cachorro também demonstra suavidade, enquanto suas orelhas estão baixas, relaxadas.

É bastante comum vê-los assim em situações que envolvam brincadeiras com seus donos, mas também quando veem comida, o que se mistura com uma excitação. Por fim, cachorros também podem expressar seus sorrisos quando seus donos chegam após um período de distanciamento.

6. Inclinando a cabeça

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
A inclinação indica um animal mais esperto. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Bastante comum, a expressão facial de cachorros expressada pelo olhar fixo com a cabeça inclinada para um dos lados ganhou novos contornos após publicação de um estudo na revista científica Animal Cognition, em 2021. Nela, descobriu-se que essa inclinação está ligada à inteligência do animal.

Eles fazem isso quando ficam curiosos com uma situação, mas também quando um ser humano fala com eles. É uma resposta como se estivessem "escutando" o que dizemos. Pelo estudo, cães que fazem este movimento são mais espertos do que os demais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: