7 nomes de animais com origens interessantes

05/05/2024 às 14:003 min de leituraAtualizado em 05/05/2024 às 14:00

Para facilitar a classificação científica dos animais, o zoólogo sueco Carlos Lineu popularizou a nomenclatura binomial no século XVIII. Cientificamente, ele ajudou a organizar a maneira como os seres vivos seriam conhecidos, mas isso não impediu que cada animal recebesse um nome de acordo com a região onde é encontrado. É assim que chegamos ao cachorro, papagaio e leão, por exemplo.

Mas, enquanto alguns bichos possuem nomes cuja origem nos soa familiar ou que encontra relação direta com seu nome científico, outros são mais peculiares, justamente, por carregarem especificidades bem interessantes.

1. Hipopótamo

(Fonte: Unsplash)
O termo hipopótamo quer dizer "cavalo do rio". (Fonte: Unsplash/Reprodução)

O amigo grandão da foto é o hipopótamo, conhecido por seu torso que remete ao formato de barril, a boca grande com enormes presas caninas e seu tamanho avantajado. Seu nome tem origem no grego "hippopotamos", expressão que significa, em tradução literal, "cavalo do rio".

É curioso notar a associação feita em sua nomeação: afinal, parecem mais próximos de um rinoceronte ou elefante do que de um cavalo. Talvez por isso, os nomes pelos quais ele é chamado em outras partes do planeta não tenha associação direta com o grego nem com o latim da versão científica.

2. Pinguim

(Fonte: Unsplash)
O pinguim ganhou um nome por uma suposta semelhança com o arau-gigante. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

O pinguim é conhecido como a ave que não voa. O animal tem origem de seu nome incerta, ainda que existam diferentes teorias. A mais aceita sugere que pinguim vem do galês "pen gwyn", que significaria em português "cabeça branca". Originalmente, pinguim era um termo designado ao arau-gigante, ave que habitava o Ártico, mas acabou extinta pela ação humana.

Exploradores europeus, ao entrarem em contato com o animal que hoje conhecemos como pinguim, teriam notado uma semelhança entre eles e reutilizado o termo. Apesar das semelhanças físicas, os dois animais não têm qualquer parentesco.

3. Albatroz

(Fonte: Unsplash)
O termo albatroz deriva do árabe e quer dizer "o mergulhador". (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Aves marinhas, os albatrozes ganharam seu nome de um termo derivado do árabe "all-ghattas", que significaria "o mergulhador". No espanhol e no português, a palavra se tornou "alcatraz" (sim, igual à prisão norte-americana), e designava uma espécie de pelicano. Até ser aplicada à ave que hoje conhecemos como albatroz, designou diferentes tipos de aves.

No meio científico, há uma extensa pesquisa para chegar a uma melhor classificação taxonômica, já que são ao menos 21 espécies diferentes de albatrozes em quatro gêneros. Todavia, isso dificilmente mudaria o nome pelo qual conhecemos a ave.

4. Rinoceronte

(Fonte: Unsplash)
O rinoceronte ganhou esse nome por conta de seu chifre. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Esse grande mamífero com chifre é chamado de rinoceronte. Seu nome tem origem na palavra grega "rhinókeros", que significa nariz (ou focinho) de chifre. Seu nome científico, rhinoceros, dá nome às práticas médicas ligadas ao nariz, como rinoplastia, mas também à queratina, uma proteína fibrosa e resistente presente nos cabelos, unhas e nos chifres desse grande animal.

As cinco espécies vivem diferentes tipos de vulnerabilidade em virtude da ação predatória do ser humano.

5. Avestruz

(Fonte: Unsplash)
O avestruz tem um nome que quer dizer "pardal grande". (Fonte: Unsplash/Reprodução)

O avestruz, maior espécie viva de ave, é outra que não voa, mas, diferente do pinguim, é originária da África. O nome pelo qual é conhecido vem do latim "avis struthio". Enquanto "avis" significa simplesmente ave, "struthio" deriva da palavra "strouthos meagle", que os gregos antigos utilizavam para se referir a pardais e avestruzes. Em tradução literal, significaria "pardal grande".

6. Guaxinim

(Fonte: Unsplash)
O guaxinim também é conhecido como "urso de lavagem". (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Por vezes chamado de rato-lavadeiro, o guaxinim é um pequeno mamífero que vive em florestas próximas a rios e pântanos. Seu nome em português tem origem no idioma tupi antigo, precisamente na palavra "îagûasini". Popularmente, também já foram conhecidos como "ursos de lavagem", por conta da associação com seu hábito de lavar os alimentos antes de consumi-los.

7. Tigre

(Fonte: Unsplash)
O tigre ganhou um nome associado à sua velocidade. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

A teoria mais aceita de como o tigre ganhou seu nome parte de uma longa viagem de palavras e idiomas. Primeiro do grego e depois do latim, chegaríamos à língua avéstica, um idioma iraniano oriental, e seu termo "tighri". Essa palavra significaria algo como "flecha" ou "objeto pontiagudo". Ele teria recebido esse nome por ser rápido, silencioso e mortal como a flecha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: