As aranhas que se disfarçam de cocô de pássaro para poder almoçar

17/07/2024 às 20:003 min de leituraAtualizado em 17/07/2024 às 20:00

À primeira vista, quando você passa por ela, parece estar diante de uma boa quantidade de cocô de pássaro. Para completar, o montinho também tem cheiro de fezes. Mas, quando menos se espera, a verdade aparece: trata-se de uma aranha que imita cocô de pássaro para garantir a sua sobrevivência e a sua alimentação.

É isso mesmo. Pesquisadores descobriram recentemente que duas aranhas desenvolveram uma característica evolutiva bastante bizarra: elas conseguem se disfarçar de estrume de pássaro, tendo ainda a capacidade de liberar um cheiro desagradável que as ajuda tanto a atrair presas quanto deter predadores.

Cara e cheirinho de cocô de pássaro

X
A Phrynarachne ceylonica tem cara e cheiro de cocô de pássaro. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Encontrada na China, Japão, Sri Lanka e Taiwan, a Phrynarachne ceylonica é uma aranha que libera um mau cheiro capaz tanto de atrair presas quanto de afastar seus predadores naturais. Para completar a "mágica", o animal possui ainda uma morfologia que lembra o esterco de um pássaro, trazendo a ele uma camuflagem a mais.

"Todas as aranhas são predadoras, mas elas também possuem as suas próprias presas", afirma o biólogo Daiqin Li, da Universidade de Singapura, em entrevista ao The New York Times. No caso dessa em específico, o seu padrão preto e branco brilhante, ao lado do odor, faz com que os predadores sejam enganados.

Mas o principal ponto aqui é o "disfarce" de cocô de pássaro. Ele faz com que a aranha atraia insetos que veem o excremento como uma boa fonte de nutrientes. Por conta disso, a aranha fica simplesmente sentada e espera que uma presa desavisada pouse sobre ela. De acordo com Daiqin Li, ela pode ficar até 12 horas parada, sem mexer um pelinho, enquanto aguarda uma vítima.

Para testar o comportamento dessa espécie, pesquisadores filmaram aranhas selvagens em espaços ao lado de folhas vazias, para verificar o que ocorria quando enxames de insetos eram atraídos aos animais. O que eles notaram é que as aranhas eram capazes de chamar insetos (especialmente moscas) por se assemelharem a excrementos molhados. Isso ocorria em uma taxa bem maior do que a de bichos que iam até as folhas.

Engana-se quem pensa que os insetos foram enganados facilmente. “Muitas pessoas não seriam capazes nem de distinguir uma aranha de um excremento de pássaro. Quer dizer, as aranhas realmente têm uma camuflagem muito boa”, anotou o zoólogo Stano Pekar, da Universidade Masaryk, na República Tcheca. Ele não estava envolvido no estudo, mas ficou impressionado com os resultados.

A aranha camuflada como bolas de esterco na Austrália

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
A Celaenia excavata exala um feromônio para atrair mariposas macho. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Há outra espécie de aranha, chamada Celaenia excavata, que é encontrado ao leste e ao sul da Austrália e da Nova Zelândia. Seu habitat natural são os pomares de frutas, onde elas também conseguem se disfarçar de cocô de pássaro.

Os machos são minúsculos, com abdômens que medem apenas 2,5 mm de comprimento, Enquanto isso, as  fêmeas crescem até 2 cm e possuem um abdômen grande, largo e triangular, com manchas brancas e marrons que podem facilmente passar por excremento.

Seu modus operandi é o seguinte: a fêmea coloca 13 sacos de ovos, com cerca de 200 ovos cada, que ficam amarrados com fios fortes. À noite, ela solta um feromônio que imita os cheiros sexuais liberados pelas mariposas fêmeas. Assim, quando uma mariposa se aproxima, a aranha usa as patas dianteiras para capturá-la.

O mais curioso é que a Celaenia excavata é super exigente quanto à sua dieta. Ela apenas come uma única coisa: mariposas macho. Assim, quando esse incauto inseto sente um cheiro de uma fêmea de sua espécie, ele não consegue evitar de se aproximar de um cocô que parece inocente.

Por que os animas se camuflam?

(Fonte: Inaturalist / Reprodução)
Alguns animais utilizam as cores para atrair ou afastar outros bichos. (Fonte: Inaturalist / Reprodução)

Pode parecer estranho pensar que essas aranhas se disfarcem de esterco, mas o fato é que essa camuflagem é surpreendente eficiente na hora de enganar insetos. Mas elas não são as únicas a usar truques desse tipo.

Muito animais se disfarçam de objetos não comestíveis para tentar se proteger de predadores. É o caso de larvas de mariposa que lembram galhos de árvore e borboletas que parecem folhas mortas. No caso das aranhas, elas se "transformam" em cocô de pássaro não apenas para afastar, mas para atrair outros bichos.

O zoólogo Stano Pekar afirma que os truques realizados por meio de cores servem a várias funções dentro de uma mesma espécie – e essa é uma característica que tende a aumentar com o tempo. “Acredito que no futuro veremos muitos mais casos em que tanto a coloração quanto o padrão serão defensivos e ofensivos”, pontua.