Artes/cultura
24/09/2024 às 15:00•2 min de leituraAtualizado em 24/09/2024 às 15:00
Conhecido como "Caçador de Crocodilos", o australiano Steve Irwin foi um naturalista australiano que se especializou em animais selvagens. Ele se tornou mundialmente famoso ao estrelar o programa de TV O Caçador de Crocodilos, ao lado de sua esposa Terri Irwin.
Aparentemente, Irvin não tinha medo de nada. Tanto que ele morreu tragicamente de forma no mínimo bizarra. Em 2006, quando tinha 44 anos, ele foi atingido fatalmente por um ferrão de arraia que atingiu o seu coração. Por mais que tenha sofrido vários ataques ao longo de sua carreira, o famoso naturalista acabou morto por um animal que não é conhecido pela violência.
Em 4 de setembro de 2006, Steve Irwin estava praticando mergulho de snorkel na costa de Queensland, Austrália, para filmar uma série de TV, quando uma tragédia aconteceu: seu peito foi perfurado por um ferrão de arraia. Ele não usava equipamento de segurança. O ataque levou a uma parada cardíaca e Irwin morreu rapidamente.
Seu falecimento gerou uma forte comoção, já que ele era considerado um herói nacional na Austrália. Em meio ao luto, sua família e amigos resolveram realizar um funeral especial em sua homenagem. Embora o governo australiano tenha oferecido a eles um funeral de estado, os familiares recusaram, pois disseram que Irwin era "apenas um sujeito comum".
Cinco dias depois de sua morte, foi realizado um funeral fechado para o público. Nesse mesmo dia, o corpo de Steve Irwin foi levado para um zoológico da Austrália, que era a instituição que ele dirigia com a esposa Terri. Foi nesse local que o naturalista dedicou a maior parte de sua vida profissional e seu amor pelos animais.
Poucas semanas depois, os fãs tiveram a chance de se despedir em um evento público no zoológico. A cerimônia ocorreu em um espaço chamado Crocoseum, que abriga os animais com quem Irwin se sentia mais próximo. Sua mulher Terri declarou à BBC: "não consigo ver como um serviço memorial funcionaria em qualquer outro lugar que não o Crocoseum, que ele construiu aqui no zoológico e do qual ele tinha tanto orgulho".
Cerca de 7 mil pessoas estiveram presentes. O evento contou com depoimentos de celebridades como Russell Crowe, Justin Timberlake e Larry King, que enviaram suas dedicatórias, assim como fez o primeiro-ministro da Austrália, John Howard.
Seu funeral foi exibido por tês emissoras australianas, e atingiram um público de cerca de 300 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Ele foi enterrado justamente no zoológico da família, que Irwin administrava. Terri aproveitou para solicitar que os simpatizantes com as causas do marido fizessem doações para a Wildlife Warriors, a organização conservacionista criada pelos dois em 2002 com o intuito de educar outras pessoas na proteção da vida selvagem ferida, ameaçada ou em perigo. Como resultado, a instituição recebeu milhares de doações.