O que causa a sensação de estar sendo observado por alguém?

28/04/2024 às 13:002 min de leituraAtualizado em 28/04/2024 às 13:00

Talvez se trate da exposição excessiva a filmes de suspense e terror, ou mesmo de estar desconfortável num ambiente estranho, mas o fato é que todo mundo, em alguma situação, já sentiu que estava sendo observado. 

Naturalmente, há situações em que o sexto sentido não falha, e que realmente há alguém olhando, mas há habilidades desenvolvidas que corroboram para isso. Afinal, existem características presentes nos animais que favoreceram essa capacidade.

Como exemplo disso, entre os humanos, temos a visão de 180° que favorece a visualização periférica. Com os cães, pode se estender a 270°. Ela facilita a identificação de outra pessoa se aproximando, bem como favorece uma visão geral da postura que ela apresenta. No entanto, é preciso considerar que as situações estressantes também podem desempenhar um papel nesse sentido.

Explicações por trás da sensação

A sensação de estar sendo observado pode ser mais comum do que gostaríamos, mas será que ela é totalmente infundada ou existem explicações científicas para isso? (Fonte: Getty Images)
A sensação de estar sendo observado pode ser mais comum do que gostaríamos, mas será que ela é totalmente infundada ou existem explicações científicas para isso? (Fonte: Getty Images)

Muitas vezes, de formas que não estamos totalmente cientes, as experiências educam o corpo. Com receio de estar em uma posição vulnerável, a mente pode desenvolver mecanismos de defesa, estimulando a hipervigilância, a ansiedade e mesmo a paranoia. Daí, como um dos sintomas, pode ocorrer essa sensação de estar sendo observado constantemente.

Há um estudo, publicado na revista Frontiers in Psychology, que explora a relação entre traumas passados e reações do organismo, uma vez que prejudica a inteligência emocional. A cura desses traumas, que são mais comuns do que percebemos ou ousamos admitir, figura como uma solução apontada. Mas, de uma forma geral, isso realmente só configura um problema quando ocorre de forma intensa ou prejudica a rotina.

Diferenciando a sensação de um transtorno mental

Se a sensação de estar sendo vigiado ou perseguido é recorrente, é importante buscar auxílio. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Se a sensação de estar sendo vigiado ou perseguido é recorrente, é importante buscar auxílio. (Fonte: Getty Images)

Segundo outro estudo, publicado em 2022 no Journal of Experimental Psychopathology, nesse último cenário, tende a ocorrer aumento do fluxo sanguíneo no cérebro na região da amígdala, responsável por processar as nossas emoções. Essa hiperatividade sugere que as mudanças nessa área estariam relacionadas à manifestação da paranoia nas pessoas.

Para testar essa hipótese, participantes saudáveis foram submetidos a um experimento que induzia a paranoia. Dessa forma, foi relatada uma maior ocorrência de pensamentos negativos, que geravam ansiedade, em comparação aos pensamentos neutros ou emoções positivas dentro do grupo de controle.

Ou seja, a causa por trás de sensações desconfortáveis pode ser muito mais complexa do que imaginamos. E mesmo uma regulação desordenada do cérebro pode ser a explicação para o receio de que outras pessoas, sejam elas estranhas ou não, causem algum tipo de dano.

No final das contas, por mais que essa sensação de ser perseguido ou observado remeta de alguma forma a habilidades humanas transmitidas pelos ancestrais, é importante buscar auxílio especializado para investigar o que pode estar por trás da sua ocorrência, evitando que ela se torne mais presente ou se desdobre em outros efeitos nocivos no dia a dia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: