Por que as patas de alguns cachorros têm cheiro de salgadinho?

23/09/2024 às 06:002 min de leituraAtualizado em 23/09/2024 às 06:00

Se você tem um cachorro, pode já ter percebido que suas patas, especialmente após longos passeios ou momentos de descanso, têm um cheiro que lembra salgadinhos de milho. Embora possa parecer estranho ou até preocupante, ele é mais comum do que muitos imaginam. Mas, afinal, o que causa esse cheiro e será que isso é motivo de preocupação?

A causa do cheiro de salgadinho nas patas dos cachorros

O cheiro de salgadinhos nas patas dos cães é causado pela proliferação de bactérias. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O cheiro de salgadinhos nas patas dos cães é causado pela proliferação de bactérias. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O curioso odor nas patas dos cães pode ser atribuído à presença de bactérias específicas, como a Pseudomonas e a Proteus. Essas bactérias são comuns e geralmente inofensivas, e vivem na pele dos cães sem causar grandes problemas.

No entanto, quando as patas dos peludos entram em contato com superfícies sujas ou úmidas, essas bactérias podem proliferar, liberando um cheiro que se assemelha ao de salgadinhos de milho. De acordo com especialistas, o fenômeno acontece devido a mudanças nos níveis de microrganismos presentes na pele das patas dos cães.

Assim como os pés humanos podem cheirar mal quando ficam suados ou sujos, as patas caninas, por estarem em contato direto com diferentes superfícies sem a proteção de sapatos, acumulam umidade e bactérias que resultam nesse odor característico.

O cheiro pode indicar algum problema de saúde

Quando o odor vem acompanhado de lambedura excessiva, pode ser um indicativo de infecção ou alergias. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Quando o odor vem acompanhado de lambedura excessiva, pode ser um indicativo de infecção ou alergias. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Embora o cheiro de salgadinhos possa causar estranheza, ele geralmente não é um sinal de problema de saúde grave. Desde que o cachorro não apresente outros sinais de desconforto, como lambedura excessiva das patas ou ferimentos, o odor pode ser considerado normal.

Como vimos, a flora bacteriana da pele do cão, responsável por proteger o animal, pode ser afetada por fatores externos, resultando no aumento dessas bactérias inofensivas e no cheiro peculiar.

Contudo, se o odor nas patas se intensificar ou vier acompanhado de sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço ou lesões, pode ser necessário procurar um veterinário. A lambedura excessiva, por exemplo, pode ser indicativa de alergias ou outros problemas de saúde, e nesses casos, é preciso uma avaliação mais detalhada para analisar o problema.

Ou seja, o cheiro de salgadinho nas patas dos cães é um fenômeno comum, causado pela presença de bactérias naturais na pele. Embora possa ser intrigante ou até incômodo para alguns tutores, não é motivo de grande preocupação, desde que o cão não apresente outros sinais de desconforto.

Para minimizar o odor, é importante manter as patas do seu pet limpas e secas. Mas caso o cheiro persista ou se agrave, é aconselhável procurar orientação veterinária para garantir a saúde do animal.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: