Estilo de vida
02/09/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 02/09/2024 às 21:00
Como se saídos de um joguinho da tela do seu celular, de repente pássaros nervosos começam a atacar, do nada a sua janela com bicadas e chutes. Esses barulhos irritantes, principalmente quando acontecem pela manhã, quando você ainda está dormindo, têm se tornado bastante comuns nas grandes cidades.
Mas o que causa tanto ódio nessas criaturinhas adoráveis? Isto é, adoráveis desde que não resolvam mostrar os seus comportamentos agressivos, principalmente quando o assunto envolve situações de defesa territorial, proteção dos filhotes ou respostas a mudanças ambientais.
E essas são algumas das situações que explicam essa fúria repentina. Na verdade, não existe um motivo único, mas uma combinação de vários fatores biológicos, comportamentais e, naturalmente, os impactos causados por nós, humanos, ao meio ambiente.
O principal motivo pelo qual pássaros atacam janelas é muito simples: eles pensam que o seu reflexo é outra ave tentando invadir seu território. É que a maioria deles, exceto talvez os corvos, não passa no teste do espelho, o clássico experimento usado para a avaliar a autoconsciência dos animais.
Embora a "reprovação" no teste diga mais sobre a limitação do método para capturar a diversidade da inteligência e habilidades de todas as aves, de frente para nossa janela o reflexo manda uma mensagem clara: "Invasor. Mate o invasor!". Ele voa então em direção, pensando que está dando uma "voadora" no intruso.
Naturalmente, esse comportamento se torna mais estridente em espécies que são naturalmente mais agressivas, como o bem-te-vi, o sabiá ou o sanhaço. O humor piora na primavera e no verão, quando essas aves estão completamente focadas em proteger seus parceiros e ninhos.
A boa notícia é que, com algumas medidas simples, é possível reduzir esses ataques indesejados de pássaros. Uma das mais óbvias é remover o reflexo que irrita tanto os nervosinhos voadores, o que pode ser feito com a colocação de adesivos UV, por exemplo, que são praticamente invisíveis para humanos, mas refletem a luz ultravioleta que os pássaros veem.
Outra solução é a instalação de telas ou redes externas que, em vez de bloquear a luz, bloqueia o acesso dos pássaros aos vidros, sem comprometer a visibilidade.
Além dos ataques, as colisões de aves com janelas também têm se tornado um fenômeno comum, que destaca o impacto das atividades humanas no comportamento dos pássaros. Embora possam parecer inofensivas, muitas vezes causam ferimentos graves ou até fatais nas aves. Por isso, adotar essas medidas preventivas pode eliminar um incômodo, mas também criar um espaço mais amigável para a vida selvagem.