Seu cachorro pode sentir o seu estresse, sugere estudo

31/07/2024 às 09:302 min de leituraAtualizado em 31/07/2024 às 09:30

O seu cachorro tem uma boa compreensão do que você está passando. Quem tem um bichinho de estimação costuma já ter essa impressão, mas agora a ciência está comprovando que ele consegue sentir sinais do seu estresse.

De acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports, o estresse humano tem um cheiro que pode ser sentido pelos cães, fazendo-os ficar mais desanimados e propensos a tomar decisões consideradas mais “pessimistas”.

A ideia do contágio emocional

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Os cachorros podem "espelhar" as nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas. . (Fonte: Getty Images / Reprodução)

A ideia do contágio emocional já é discutida há algum tempo por pesquisadores, e fala da tendência que temos de “espelhar” as emoções da pessoa que está perto de nós, começando a sentir as mesmas coisas. Agora, pesquisadores da Escola de Veterinária da Universidade de Bristol, no Reino Unido, sugerem que isso acontece também com os cachorros.

Os cientistas estavam curiosos em saber se o contágio emocional ocorria também com os cães. Um estudo feito por eles indica que os animais podem apresentar mudanças em seu estado emocional segundo os cheiros emitidos pelos humanos em sua volta, tanto quando estão tranquilos ou estressados.

Para fazer o experimento, a equipe recrutou 19 cães com seus tutores para realizar uma série de testes em que os diferentes cheiros humanos eram oferecidos a eles. Os animais foram treinados para reconhecer que uma tigela de comida específica tinha uma guloseima quando era colocada em certo lugar. Depois que ele aprendia a localização da tigela com comida, começava a se aproximar dela com mais rapidez.

Em seguida, os pesquisadores testaram a velocidade com que eles se aproximavam dos pratos. A abordagem mais ágil refletia a confiança e o otimismo do cão que aquele tigela conteria comida. Quando isso acontecia mais lentamente, tratava-se de uma abordagem mais pessimista.

Quando os cães foram expostos a diferentes odores de seus donos (que foram coletados, por exemplo, em momentos de estresse ou durante experiências relaxantes), os resultados mudaram.

As descobertas do estudo

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Ao sentir o cheiro de estresse dos seus tutores, os cães podem ficar mais pessimistas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O que os pesquisadores notaram é que cheiros vinculados a estresse tornavam os cães mais lentos, fazendo com que eles se aproximassem de forma mais temerosa da tigela. Já os cheiros mais relaxados não tinham efeito na sua reação.

De acordo com a equipe, a reação mais pessimista reflete um estado emocional mais negativo nos cães. Eles levantam a hipótese de que isso seja uma maneira encontrada pelos animais para economizar energia, evitando a decepção. Outra constatação é de que os cachorros pareciam propensos a aprender mais rápido quando estavam em contato com o cheiro estressante.

"Compreender como o estresse humano afeta o bem-estar dos cães é uma consideração importante para cães em canis e ao treinar cães de companhia e cães para funções de trabalho, como cães de assistência", afirma Nicola Rooney, uma das autoras do estudo. Por isso, agora você já sabe: cuidar do seu humor também significa cuidar do seu cão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: