Sonda Curiosity encontra surpresa ao quebrar uma rocha em Marte

22/07/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 22/07/2024 às 14:00

A sonda Curiosity, da NASA, recentemente se deparou com uma grande surpresa ao incidentalmente abrir uma rocha em Marte, revelando um curioso tesouro amarelo. Ao passar seu corpo de 899 kg sobre o objeto, o rover fez com que a rocha se abrisse e exibisse cristais amarelos de enxofre elementar — também chamado de brimstone.

Embora os sulfatos sejam bastante comuns em Marte, essa é a primeira vez que enxofre foi encontrado no planeta vermelho em sua forma pura. Além disso, pesquisadores afirmam que o canal Gediz Vallis, onde a Curiosity encontrou a rocha, está repleto de objetos semelhantes que podem indicam abundância do enxofre elementar na região.

Exploração de Marte

Curiosity acidentalmente encontrou enxofre puro na superfície de Marte. (Fonte: NASA/Divulgação)
Curiosity acidentalmente encontrou enxofre puro na superfície de Marte. (Fonte: NASA/Divulgação)

Em comunicado oficial, o cientista do projeto Curiosity, Ashwin Vasavada, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, ressaltou a importância da descoberta recente. "Encontrar um campo de pedras feitas de enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto", disse.

Segundo Vasavada, o enxofre elementar não é algo que deveria ser encontrado em Marte. Por isso, agora novos estudos serão necessários para explicar esse fenômeno. Sulfatos são sais que se formam quando o enxofre, geralmente na forma composta, mistura-se com outros minerais na água. Quando essa água evapora, os minerais misturam e secam, deixando os sulfatos para trás.

Esses minerais de sulfato podem nos dizer muito sobre o planeta vermelho, como sua história hídrica e como ela sofreu desgaste ao longo do tempo. O enxofre puro, por outro lado, só se forma sob um conjunto muito restrito de condições, que não são conhecidas por terem ocorrido nas regiões de Marte que a Curiosity tem explorado.

Estudando o planeta vermelho

NASA divulgou imagens de rocha semelhante à quebrada pela sonda Curiosity. (Fonte: NASA/Divulgação)
NASA divulgou imagens de rocha semelhante à quebrada pela sonda Curiosity. (Fonte: NASA/Divulgação)

Fato é que a humanidade não sabe muita coisa sobre a história geológica de Marte até agora, mas descobertas como as grandes quantidades de enxofre puro sugerem que há algo muito importante que desconhecemos. O enxofre é um elemento essencial para toda a vida, principalmente por ser absorvido na forma de sulfatos e usado para fazer dois aminoácidos essenciais que os organismos vivos precisam para fazer proteínas.

Como já sabemos, a descoberta de sulfatos em Marte não nos diz nada de novo nessa área. Até agora não encontramos nenhum sinal de vida no planeta vermelho, mas continuamos esbarrando em descobertas importantes para a existência de organismos vivos, incluindo química, água e condições habitáveis passadas.

O próximo passo será descobrir exatamente como o enxofre puro pode ter chegado no canal Gediz Vallis. Esse pode ser um processo demorado, que envolverá alguma modelagem detalhada da evolução geológica de Marte. Enquanto isso, a Curiosity deve continuar coletando dados da região para evoluirmos nossas pesquisas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: