Ciência
20/09/2016 às 13:14•1 min de leitura
Quais imagens vêm à sua cabeça quando falamos de Japão? Uma delas, com certeza, é daquelas de cidades densamente povoadas. Entretanto, a taxa de natalidade do país está em declínio e a quantidade de idosos não para de crescer. Isso tem preocupado as autoridades, que estão incentivando o casamento e a criação de filhos.
Uma nova pesquisa trouxe dados alarmantes sobre o comportamento dos jovens japoneses: 70% dos homens solteiros e 60% das mulheres solteiras, com idades entre 18 e 34 anos, nem estão em um relacionamento. Para piorar, 42% dos homens e 44,2% das mulheres se declararam virgens!
Desde 1987, quando essa pesquisa começou, a porcentagem de solteiros e virgens só tem aumentado. O governo tenta, agora, aumentar a taxa de fertilidade de 1,4 filho por mulher para 1,8 até 2025. Existe até um incentivo fiscal para que as pessoas tenham mais filhos, que poderão, no futuro, manter o país economicamente estável.
60% das mulheres solteiras nem estão namorando e 44,2% se declararam virgens
Essa não é, entretanto, uma preocupação apenas do Japão: em vários países desenvolvidos, a taxa de natalidade tem diminuído, enquanto a estimativa de vida tem aumentado. Isso tem gerado países com uma grande quantidade de idosos e pouca mão de obra qualificada para manter toda a população.
A última pesquisa no Japão trouxe ao menos um alívio para o governo: por lá, a sociedade é muito patriarcal. Assim, normalmente a mulher abandonava o mercado de trabalho depois de ter o primeiro filho. Agora, a taxa de mulheres que retornou ao mercado ultrapassou pela primeira vez os 50%.
O Japão possui a mais alta expectativa de vida do mundo: 85 anos para os homens e 87,3 anos para as mulheres