Ciência
20/07/2017 às 03:00•2 min de leitura
Em vez de apontar apenas os problemas de seus colegas de trabalho, pense também em mostrar como você lidou com essas situações que te incomodaram. O avaliador vai ver como você consegue contornar situações que te desagradam.
Saiba reclamar e apontar soluções ao mesmo tempo
Se te perguntarem isso, não se acanhe em se lembrar de um dia péssimo. Porém, como no item acima, pense em um dia de cão no qual você soube lidar com as adversidades e resolver os problemas – mesmo que eles tenham te tirado do sério. Evite demonstrar estresse na hora de se lembrar dessa situação.
Coisas erradas acontecem o tempo todo e é preciso ser inteligente emocionalmente para resolvê-las
Essa é uma pergunta para saber como você se comporta com outros funcionários. Não tenha medo de contar alguma história engraçada – desde que ela não seja carregada de sarcasmo ou humilhação. Citar algumas brincadeiras pode mostrar que você se dá bem com seus colegas.
Tenha bom humor sem cair em armadilhas
Se o entrevistador te der uma situação específica, você pode até perguntar mais alguns detalhes antes de formular sua resposta. Porém, é muito importante que você tenha segurança para procurar uma réplica baseada na sua própria experiência. Também não tenha medo de explicar coisas que você domina – mesmo que elas também sejam algo que o entrevistador já saiba.
Confie em seus conhecimentos e experiências
Aqui não há necessariamente uma resposta certa, pode ser qualquer pessoa. Normalmente, nós baseamos nossos comportamentos naqueles que nos inspiram, por isso, ao citar alguém, tenha em mente as qualidades dessa pessoa que você for citar. Também fique preparado para falar de pontos negativos desse seu ídolo, caso seja questionado.
Lembre-se que até nossos inspiradores possuem falhas
Essa pergunta normalmente é relacionada ao seu trabalho, mas, quando for feita de forma mais abrangente, não tenha medo de citar situações pessoais das quais você se orgulha de ter conseguido fazer. Lembre-se, porém, de que grandes realizações não são necessariamente individuais: pessoas emocionalmente inteligentes reconhecem as ajudas que tiveram.
Lembre-se que conquistas individuas nem sempre são resultados apenas de uma só pessoa
Esse tipo de pergunta vai mostrar o que você valoriza em uma pessoa. Pense bem se você contrataria pessoas que trabalham individualmente ou em equipe e quais seriam seus argumentos para isso. Também saiba especificar se você valoriza pessoas ou resultados.
Saiba explicar quem você contrataria e tente ser essa pessoa que você descreve
***
*Publicado em 08/03/2016