Piranhas realmente atacam seres humanos?

08/01/2023 às 12:002 min de leitura

Se você é um amante de filmes, provavelmente já deve ter percebido que as piranhas sempre são retratadas nas telonas como criaturas famintas, perigosíssimas e prontas para atacar qualquer humano que decidir pisar em um rio suspeito no meio de uma floresta. No entanto, também existem muitas pessoas por aí que costumam manter esses curiosos animais em aquários domésticos.

Tamanha contradição faz com quem não tem muita informação a respeito do tema se perguntar: será que as piranhas são realmente tão perigosas assim como nós acreditávamos? Para sanar suas dúvidas, nós reunimos algumas informações sobre essas incríveis criaturas para você manter guardado na sua cabeça. Olha só!

Quão perigosas são as piranhas?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em termos gerais, é mais comum um humano comer rotineiramente uma piranha do que um cardume desse peixe realizar o processo inverso — apesar de existir alguns casos marcantes na nossa história. Os ataques a humanos ocorrem, de fato, principalmente na bacia amazônica. Existem centenas de casos documentados e alguns deles terminando em morte.

Porém, das 30 espécies de piranhas existentes no mundo todo, somente a piranha de barriga vermelha é notoriamente conhecida por ser comedora de humanos. Essa espécie torna-se mais violenta durante o período de seca, quando a comida nos lugares onde vivem se torna escassa e os níveis de água caem drasticamente, gerando uma concentração maior de peixes famintos.

Mesmo com tudo isso em mente, esses ataques durante a seca costumam ser limitados a pequenas, mas dolorosas, mordidas nas mãos e nos pés. Ataques fatais são bastante raros, totalmente diferente do que o mercado de filmes de Hollywood faz parecer. De todo modo, é sempre bom ter um pouco de cautela para não dar sorte ao azar.

Piranhas em aquários

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Mesmo que as piranhas representem pouco perigo para os seres humanos, elas são um verdadeiro pesadelo para diversas espécies nativas de peixes nos Estados Unidos e em outros países pelo mundo. Por esse motivo, muitos lugares restringem a importação desse peixe, reprodução ou até mesmo sua manutenção em aquários.

Em diversos casos, pessoas costumam jogar peixes que não querem mais em lagos ou rios. Uma piranha descartada em um desses lugares, porém, pode facilmente se reproduzir e perturbar a vida de outras espécies de peixes que lá vivem, prejudicando a ecologia. 

Se você pensa em ter uma piranha em um aquário, saiba que elas não são exatamente o tipo de peixe ideal para esse ambiente. Afinal, são predadoras naturais de quase todas as espécies e não convivem muito bem com outros peixes. Por fim, as piranhas também são criaturas bastante reclusas, saindo de suas tocas apenas para se alimentar.

Sendo assim, exceto pela hora do almoço e da janta, você não terá muita coisa para observar em seu aquário — uma vez que elas terão procurado abrigo em qualquer tipo de cobertura que você tiver colocado dentro do tanque.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: