Artes/cultura
17/08/2017 às 09:31•2 min de leitura
Em 1937, o presidente Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que luta para preservar o acervo material e imaterial de nosso país. Atualmente, já são mais de 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos reconhecidos pelo IPHAN apenas aqui no Brasil.
O primeiro diretor do instituto foi Rodrigo Melo Franco, que permaneceu no cargo de 1937 a 1967, tendo também destaque no jornalismo e no direito. Ele nasceu em Belo Horizonte (MG) no dia 17 de agosto de 1898, e seu aniversário acabou se tornando o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, devido aos seus esforços pela preservação de nossa cultura.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconhece 14 sítios de Patrimônio Cultural Mundial aqui no Brasil. Confira a lista e o ano em que foram tombados pela entidade:
***
Além destes, é importante saber que o país também tem seis Patrimônios Naturais Mundiais, como a Mata Atlântica e o Parque Nacional do Iguaçu, mas isso é tema para outra lista!