Artes/cultura
13/10/2017 às 06:00•2 min de leitura
Os neandertais, como você sabe, foram uma espécie do gênero humano que viveu na Europa e na região ocidental da Ásia entre 130 mil e 30 mil anos atrás, mais ou menos, mas que, por alguma razão — possivelmente relacionada com a nossa chegada no pedaço! —, acabou entrando em extinção.
Esse aí parece simpático! (Sci News)
Graças à descoberta uma porção de fósseis e à realização de um sem fim de pesquisas, hoje nós sabemos muitas coisas sobre esses nossos parentes distantes. Existem, por exemplo, diversos estudos genéticos que apontam que os neandertais e os humanos modernos tiveram “affairs” no passado e chegaram a se misturar na Europa.
Ademais, com base nos ossos encontrados, análises morfológicas e nas reconstruções realizadas, nós sabemos que eles eram mais baixos e “atarracados” do que nós, que seus maxilares, testas e narizes eram mais protuberantes. Nós inclusive temos uma ideia de como eram as vozes desses nossos primos do passado! Mas, e se eles nunca tivessem desaparecido do planeta, o que teria acontecido?
Na verdade, uma das teorias mais aceitas é de que a extinção dos neandertais está relacionada com a chegada do Homo sapiens — ou seja, com a nossa chegada! — e a competição por alimentos e território que possivelmente aconteceu entre as duas espécies durante a última Era do Gelo. No entanto, se esse atrito não tivesse acontecido, há quem acredite que pequenos grupos isolados de neandertais poderiam ter persistido na Europa.
E se... (The New Yorker/Atelier Daynès/S. Entressangle)
Por outro lado, de acordo com Adam Hadhazy, do site Live Science, a verdade é que seria muito mais provável que, se eles tivessem sobrevivido à última Era do Gelo, sua raça acabasse sendo assimilada ou desaparecido de qualquer maneira. Isso porque, conforme mencionamos acima, análises genéticas revelaram que humanos e neandertais tiveram seus encontros no passado, tanto que a população atual da eurásia conta com entre 1% e 4% de DNA dessa espécie em seu genoma.
Assim, como a população inicial de neandertais era bem menor do que a de Homo sapiens, a não ser que eles conseguissem se manter completamente isolados, a união com os humanos (que existiam em um número muito maior de indivíduos) acabaria acontecendo, seu genoma acabaria se misturando ao nosso até... praticamente desaparecer. E a diferença seria que o nosso código genético contaria com uma maior “contribuição” de genes dessa espécie — e, quem sabe, nós teríamos herdado algumas de suas características físicas também.