Artes/cultura
11/06/2018 às 09:33•4 min de leitura
A Suíça é um dos dois países do mundo a ter uma bandeira quadrada, o outro sendo o Vaticano. A cruz branca sobre o fundo vermelho foi definida como símbolo do país em 1848, mas já era usada para simbolizar o Cantão de Schwytz, uma das regiões que formam a Suíça – a diferença é que a cruz ficava no canto superior direito da bandeira. Outra curiosidade é que a Cruz Vermelha foi fundada por um suíço, que usou uma cruz vermelha sobre um fundo branco para compor sua bandeira.
No caso de uma guerra nuclear, a Suíça tem abrigo para todos os seus habitantes – estamos falando de mais de 8 milhões de pessoas! Leis do país obrigam que existam abrigos subterrâneos próximos de cada edificação, sendo que alguns estão disfarçados de casas de campo.
Ainda prevendo uma guerra, a Suíça possui 3 mil pontos preparados para explodir a qualquer momento. Eles estão em estradas e ferrovias que dão acesso ao país, dificultando uma possível invasão terrestre.
Se caso um cidadão não concorde com alguma lei sancionada pelo Parlamento, ele tem até 100 dias para coletar 50 mil assinaturas e contestá-la. Nesse caso, será feita uma votação em todo o território suíço para saber a opinião da população.
Quer saber o que já foi inventado por lá? Além do óbvio canivete suíço, estão coisas variadas como o celofane, o velcro, o LSD, o absinto, a fonte Helvetica, o chocolate ao leite e o descascador de batata!
Se você pensa em ter um cachorrinho ou um gatinho para te fazer companhia, é importante pensar em quem fará companhia para o bichinho. Na Suíça, é proibido por lei ter só um animal de estimação, já que o bem-estar animal é levado a sério por lá. Para ter qualquer bicho, é preciso que ele tenha um parceiro. E caso um deles morra, você pode alugar um temporário até conseguir se enquadrar na lei novamente.
Em 2015, a Suíça registrou 0,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes – aproximadamente 40 mortes no ANO TODO! Isso coloca o país como um dos que tem as menores taxas de criminalidade do mundo em países industrializados. Para efeitos comparativos, o Brasil registrou 25,8 mortes para cada 100 mil habitantes em 2013.
Muita gente deixa para fazer tarefas domésticas aos domingos, mas isso é proibido por lei na Suíça. Na verdade, os domingos por lá são para descanso, ficando proibido, por exemplo, lavar o carro, estender a roupa, cortar a grama e limpar o banheiro! Até mesmo o silêncio é valorizado aos domingos, sendo que os homens nem podem fazer xixi em pé após às 22h para não incomodar o vizinho.
O túnel São Gotardo, que liga Erstfeld a Bodio, tem 57 km de extensão e é o mais longo do mundo! Ele foi inaugurado em 2016, batendo o recorde que pertencia a uma construção japonesa. O túnel suíço demorou 17 anos para ficar pronto.
As mulheres suíças só tiveram direito ao voto em 1971. E até hoje, são pouquíssimas as representantes no Parlamento do país, conhecido por ser um dos maiores modelos de democracia no mundo.
A Suíça é governada por um Conselho Federal, no qual 7 pessoas encabeçam os departamentos federais, que seriam equivalentes aos ministérios brasileiros. Anualmente, um membro desse grupo é eleito o Presidente do Conselho, havendo uma rotatividade do cargo entre cada departamento.
Em 2014, 1 a cada 4 habitantes da Suíça não era originário de lá, tornando a taxa de 25% de imigrantes como uma das mais altas de todo o mundo! Isso fez com que a população exigisse leis anti-imigratórias para impor limites aos estrangeiros.
Estima-se que existam 600 mil usuários de maconha recreativa no país. Essa é uma das maiores taxas em todo o mundo! Anualmente, são consumidas mais de 100 toneladas da erva, sendo que ela foi descriminalizada em 2013 – na prática, se você for pego com até 10 gramas de maconha, o máximo que terá que fazer é pagar uma multa equivalente a R$ 375.
O queijo suíço é uma das marcadas mais conhecidas do país, mas você sabia que por lá são fabricados mais de 450 tipos diferentes de queijo? E eles são ótimos! No último campeonato mundial de queijos, que contou com 2615 variedades de 22 países, o melhor foi um da Suíça, é claro!
A seleção da Suíça já participou de 11 Copas, desde a de 1934, realizada na Itália. Até hoje, nunca passaram das quarta-de-final, tendo caído nessa etapa do torneio em 1934, em 1938 e em 1954. A melhor colocação foi em 1950, na Copa do Brasil, no qual ficaram em 6º lugar. Na Copa de 2006, ela se tornou a primeira seleção invicta a ser eliminada de um Mundial – eles perderam nos pênaltis, para a Colômbia, durante as oitavas-de-final. A Suíça também já sediou a Copa do Mundo em 1954.
No histórico de confrontos, Brasil e Suíça já se enfrentaram 8 vezes, sendo o único confronto em Copas acontecendo em 1950, com um amargo empate em 2 a 2, em partida que aconteceu em São Paulo. Ao todo, são 3 vitórias brasileiras, 3 empates e 2 vitórias Suíças em confrontos diretos.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!