Artes/cultura
23/12/2019 às 02:59•2 min de leitura
Mapas oferecem infinitas possibilidades de representações. Caso você seja um apreciador de mapas ou queira se redimir com o passado e ter uma nova oportunidade de adquirir novas perspectivas, confira esta seleção especial:
Com a ajuda do Google Maps, um cartógrafo calculou qual seria a maior linha reta que poderia ser percorrida sem atravessar o oceano. Resultado: a distância se estende da Libéria à China e atinge o total de 13.589.31 km. E não deixe a projeção cartográfica te enganar, pois realmente a distância calculada forma uma linha reta! Mas caso esteja duvidando:
Na imagem que apresenta a visão de satélite sobre a península coreana, o contraste entre os dois países, assim como num mapa, torna a divisão política das Coreias muito evidente: a Coreia do Sul aparece iluminada enquanto a Coreia do Norte não apresenta qualquer brilho.
Com o objetivo de explorar a perspectiva da má distribuição populacional no mundo, este mapa foi além e também conseguiu destacar o quanto a região da Ásia é superpovoada.
Projeções muitas vezes acabam distorcendo a realidade nos mapas, fazendo com que os países localizados nas regiões próximas aos polos pareçam maiores do que realmente são, e é o que ocorre na projeção de Mercator, por exemplo. Este mapa consegue ilustrar bem as distorções:
As regiões desérticas no planeta não são poucas, mas você já reparou que as elas estão muito próximas dos Trópicos de Câncer (30º N) e Capricórnio (30º S)? Então esta é a sua chance:
Se você chegou até aqui, merece uma dose especial de humor:
Bósnios: eu quero nadar!
Croácia: não