5 provas que a Red Bull Ladeira Abaixo é mesmo uma corrida maluca

29/08/2022 às 12:542 min de leitura

Se você é fã de automobilismo, já deve ter se imaginado correndo em um daqueles carros incríveis, não é mesmo? Contudo, você sabia que muitas pessoas vivem uma experiência única nas pistas sem precisar ser um piloto profissional?

Estamos falando da “Red Bull Ladeira Abaixo”, uma corrida que começou nos anos 2000, na Bélgica, espalhando-se para vários países, como o Brasil. Aliás, neste ano tem uma nova edição desse evento.

Ela será no dia 9 de outubro de 2022, em Ribeirão Preto (SP), e você poderá assistir a esse evento gratuitamente. No entanto, se você ainda não tem certeza de que essa corrida é mesmo maluca e que vale a sua atenção, separamos algumas curiosidades sobre ela!

1. Os carros são feitos pelos competidores


Aqui, os pilotos projetam os seus carros — e eles são muito criativos. A corrida é tão colorida e divertida que parece um Carnaval fora de época. Isso acontece porque a criatividade dos carros é um dos fatores analisados pelos jurados.

Então não basta ser aerodinâmico. É preciso que o carro seja criativo, que anime o público e faça com que todos se divirtam na hora de torcer!

2. Os carros não têm motor

Se você já andou de carrinho de rolimã, sabe que é possível alcançar grandes velocidades usando a gravidade a seu favor. Como a Red Bull Ladeira Abaixo sugere em seu nome, a pista da corrida sempre é uma ladeira imponente — trazendo adrenalina à competição.

Além disso, isso pede que os carros sejam projetados para lidarem bem com o aumento de velocidade durante a prova e com o vento. Nem sempre eles se saem bem e acabam se desmanchando no meio da pista, o que não deixa de surpreender o público.

Na edição inglesa do evento (2013), um grupo de designers consegui um carro veloz, que alcançou 50 km/h mesmo sem ter motor. Ele percorreu uma distância de 430 metros em 33 segundos, conquistando o primeiro lugar no pódio da edição.

3. Pilotos profissionais já competiram na Red Bull Ladeira Abaixo

Fonte: DivulgaçãoFonte: Divulgação

O piloto alemão Sebastian Vettel participou da corrida em 2013, fantasiado de Mario. Já em 2015, Max Verstappen, atual campeão mundial de Fórmula 1, abriu a corrida de Valkenburg, na Holanda, em uma réplica (sem motor) do Toro Rosso STR10, o carro com o qual ele havia competido naquele ano.

Será que algum piloto estará na edição brasileira deste ano? A resposta para essa pergunta só será dada no dia do evento, não é mesmo?

4. Um participante correu a corrida de marcha ré

Durante a edição finlandesa do evento, em 2019, uma das equipes, a Solifer_Pojat, decidiu competir assim — e eles conseguiram, apesar de todos os presentes acharem que o carro não chegaria inteiro ao final da disputa.

5. Brasil é o terceiro país do mundo com mais edições da corrida

Depois de passar por Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), a sétima edição do Red Bull Ladeira Abaixo no Brasil será realizada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Isso faz com que nosso país só fique atrás da Inglaterra e dos Estados Unidos no número de edições desse evento maluco.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: