Artes/cultura
21/10/2022 às 02:00•3 min de leitura
Não são poucas as pessoas que conhecem a Irlanda do Norte pelo trágico Domingo Sangrento, manifestação violenta que opôs católicos, protestantes e o exército inglês em janeiro de 1972, na cidade de Derry. Todavia, o país europeu é um local bonito e repleto de aspectos impressionantes.
Afinal de contas, a HBO não escolheria o país para ser local de filmagens de Game of Thrones à toa. Mas a Irlanda do Norte é muito mais que um pedaço de Westeros, e é isso que queremos mostrar a vocês, nosso leitores. Separamos seis curiosidades fascinantes para saber mais a respeito desse belo país insular. Confira!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Apesar de dividirem a mesma ilha que confere o nome das duas nações, a Irlanda do Norte e a República da Irlanda são dois países diferentes. Sempre que tiver dúvida, basta lembrar que Dublin é a capital da República, enquanto Belfast é a do Norte. Até 1922, a Irlanda era uma só, unindo a do Norte e a República em um grande reino com a Grã-Bretanha, o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
Porém, uma série de revoltas populares visava a independência da nação. A separação só foi ratificada em 1922, com o Tratado Anglo-Irlandês, que estabeleceu o país como um Estado independente. No entanto, uma parcela do território não foi tão favorável, o que levou o país insular a ser dividido em dois. Por essa razão, temos a República da Irlanda, independente, e a Irlanda do Norte, integrante do Reino Unido.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Pode soar estranho, mas é bem fácil de explicar. A Irlanda do Norte é um dos países que integram o Reino Unido. Entretanto, ele não faz parte da Grã-Bretanha. Isso porque Grã-Bretanha é o nome da ilha onde estão a Inglaterra e a Escócia.
A Irlanda do Norte também é um país insular, ou seja, formado por uma ilha. Todavia, ao contrário dos seus companheiros do Reino Unido, ela faz parte da ilha da Irlanda, vizinha à Grã-Bretanha.
(Fonte: Wikimedia Commons)
C.S. Lewis é um dos maiores escritores da Irlanda do Norte. Sua obra mais conhecida é a série de livros As Crônicas de Nárnia. O que nem todo mundo sabe, é que o país serviu de inspiração para o autor.
Enquanto compunha alguns dos livros que integram a série, Lewis rodou o país. Todo o universo mítico criado pelo autor partiu dali. E não foi só ele, John Lennon também incluiu uma citação ao local na música The Mountains of Mourne, do disco Some Time in New York City (1972).
(Fonte: Wikimedia Commons)
George Best é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol. Em uma eleição feita pela Fifa, por exemplo, ele ficou em quinto lugar. Já na lista da revista FourFourTwo, o atleta ficou em sétimo.
Mas a Irlanda do Norte também é o país de outras estrelas, como o já citado C.S. Lewis, o músico Van Morrison, o poeta Seamus Heaney e o cineasta Kenneth Branagh – e esses são só alguns.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Provavelmente o transatlântico mais famoso da história, o Titanic também tem sua trajetória ligada ao país europeu. Foi em Belfast que o navio foi construído, no estaleiro da empresa Harland e Wolff. Seu projetista, o arquiteto naval Thomas Andrews, foi uma das vítimas do horrível desastre.
(Fonte: Unsplash)
Antes de explicar esse item, é preciso sinalizar ao leitor que o conceito de cidade na Irlanda do Norte é bastante nebuloso. Ele envolve disputas históricas do processo de separação da República da Irlanda, inclusive por questões religiosas.
Por esse motivo, oficialmente, o país só conta com 6 cidades: Armagh, Bangor, Belfast, Lisburn, Londonderry (ou apenas Derry) e Newry. E você pergunta, "e as demais?", ao que te respondemos: pela lei, são consideradas vilarejos, mas ninguém vai se ofender se você disser que são cidades.