5 mistérios não desvendados sobre a Roma Antiga

23/07/2023 às 13:002 min de leitura

Entre todas as civilizações do passado, a Roma Antiga talvez seja aquela que desperta o maior interesse em historiadores e arqueólogos. Com riqueza histórica, essa sociedade foi marcada por uma forte cultura, cidadãos caricatos e um longo reinado dominante. No entanto, ainda há muitas coisas que não sabemos sobre ela.

Apesar dos romanos terem sido um povo capaz de documentar sua história muito bem, alguns mistérios inevitavelmente permanecem no ar. Por esse motivo, nos próximos parágrafos falaremos mais sobre cinco questões que ainda não estão muito bem resolvidas sobre o passado da Roma Antiga. Olha só!

1. Vila dos mistérios

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Do lado de fora das antigas muralhas de Pompéia, a cidade enterrada em cinzas pelo Monte Vesúvio, encontram-se os restos de várias vilas. Entre elas, uma se destaca pelas marcas do passado. Essa vila, com mais de 2 mil anos, notavelmente conserva muito de sua estrutura original, incluindo suas paredes cheias de pinturas elaboradas, detalhadas e cativantes.

O local ganhou o nome de "Vila dos mistérios" por conta de um afresco que retrata os habitantes da região em atividades cotidianas no que parece ter sido a zona de refeições. Mas qual o motivo desse apelido? Historiadores acreditam que a pintura pode oferecer um vislumbre dos pouco conhecidos cultos misteriosos praticados na época da Roma Antiga.

2. Enigma de sílfio

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na Roma Antiga, doenças como indigestão ou dor de garganta eram tratadas com uma erva chamada sílfio — uma planta milagreira da época. Os cidadãos a usavam para tratam uma ampla gama de enfermidades e era até conhecida por suas propriedades afrodisíacas e anticoncepcionais.

Além disso, a planta poderia ser usada na culinária e também em perfumes. O problema, no entanto, é que esses fatos não podem ser checados atualmente porque a espécie da erva nunca foi descoberta por botânicos modernos, que acreditam que o sílfio não existe mais. Então, o que teria feito essa planta sumir do mundo?

3. Legião perdida

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Durante as Guerras Gálicas de César, a Legio IX Hispana, uma legião do Exército Imperial Romano, desempenhou um papel fundamental em busca da vitória. Porém, o grupo só possui história documentada até 109 d.C., quando estava supostamente estacionado na fronteira norte da Grã-Bretanha para proteger o império contra tribos escocesas.

Meio século depois, durante o reinado de Marco Aurélio, a legião parou de ser citada em qualquer inscrição, o que indica que algo trágico aconteceu com esses soldados. Contudo, faltam provas concretas que confirmem o motivo ou quando essas pessoas encontraram sua morte. 

4. Sarcófago misterioso

(Fonte: Jeffrey Becker/McMaster University/Reprodução)(Fonte: Jeffrey Becker/McMaster University/Reprodução)

Há mais de uma década, arqueólogos se depararam com um sarcófago extraordinário na cidade de Gabii, que fazia parte do Império Romano. Datado de 1,7 mil anos, o caixão de chumbo pesava quase 455 kg e também possuía um design bem peculiar. Ao contrário do formato retangular, a estrutura se dobrava sobre si mesma.

Dessa forma, parece que o cadáver teria sido embrulhado como um "burrito". Desde então, os pesquisadores estão se perguntando quem pode estar dentro da tumba enigmática. Como o chumbo era bastante caro naquela época, é improvável que alguém normal pudesse pagar por algo tão extravagante. Portanto, a maior probabilidade é que a pessoa em questão fosse bastante importante naquela época.

5. A obra de Tito Lívio

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A Roma Antiga se destaca de outras civilizações pela sua riqueza histórica documentada. Graças ao compromisso de sua população com a manutenção de registros, é possível compreender o passado. Um desses historiadores foi Tito Lívio, que escreveu 142 volumes sobre a trajetória da fundação de Roma. 

As crônicas cobrem a história da cidade, desde sua origem humilde até sua era republicana. No entanto, enquanto o trabalho de Lívio lança luz sobre períodos menos conhecidos da Roma Antiga, muito disso se perdeu com o tempo. Desses 142 volumes, somente 35 foram recuperados na íntegra. Portanto, é de se imaginar o tanto de história que ficou para trás. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: