Wolpertinger: a lenda alemã da lebre com chifres

21/11/2022 às 10:002 min de leitura

O folclore mundial é repleto de criaturas curiosas, mas talvez uma das mais criativas invenções folclóricas seja o Wolpertinger. Segundo a lenda, essa criatura seria o resultado do cruzamento entre uma lebre e um veado. Assim, teria surgido um animal híbrido com corpo de lebre e chifres de veado.

Essa união de dois seres completamente diferentes teria inspirado outras espécies nativas da Floresta da Baviera a se reproduzirem – raposas e patos, martas e faisões – e, dessa forma, uma infinidade de animais híbridos teria surgido na região, ainda que o mais famoso seja a lebre com chifres.

O Wolpertinger é tímido, mas não mexa com ele

Representação de um Wolpertinger. (Fonte: Shutterstock)Representação de um Wolpertinger. (Fonte: Shutterstock)

De acordo com os moradores da região, os Wolpertingers são animais tímidos que se alimentam de ervas e raízes. Não são perigosos para humanos, mas se a saliva de um deles tocar a sua pele, um grande tufo de cabelo vai nascer no local. Além disso, quando ameaçado, o híbrido de lebre e veado pode borrifar um líquido com cheiro horrível que só desaparece do corpo da pessoa atingida sete anos depois.

Capturar um Wolpertinger também não é uma tarefa simples. Para encontrá-lo, você precisa ser uma mulher solteira e atraente ou estar acompanhado de uma e entrar na floresta da Baviera durante uma noite de Lua cheia. Então, após encontrar a criatura, é preciso jogar sal na sua cauda. Caso essa estratégia não dê certo, você pode fazer uma armadilha acendendo uma vela dentro de um saco e prendê-lo quando ele for atraído pela luz.

A história por trás da lenda

A criatura foi provavelmente criada por taxidermistas. (Fonte: Shutterstock)A criatura foi provavelmente criada por taxidermistas. (Fonte: Shutterstock)

Acredita-se que essa história foi criada por taxidermistas bávaros do século XIX que, para sua diversão, começaram a juntar partes de diferentes animais empalhados. Para continuar com a piada interna, eles começaram a vender suas obras a turistas como se aqueles animais híbridos fossem exemplos da fauna da região da Baviera.

Hoje, várias dessas peças criativas podem ser vistas em museus alemães, como o Museu da Caça e da Pesca. Além disso, é comum que bares, restaurantes e hotéis da região tenham alguns Wolpertingers em exibição ou quadros representando essas criaturas.

Wolpertingers pelo mundo

O Jackalope é versão americana do Wolpertinger. (Fonte: Shutterstock)O Jackalope é versão americana do Wolpertinger. (Fonte: Shutterstock)

Folclore de outras partes do mundo também contam com criaturas semelhantes. Nos Estados Unidos, há a lenda do Jacklope, que também seria uma lebre com chifres; na Áustria, há o Raurakl e na Suíça, o Skvader.

Até mesmo o Brasil conta com uma lenda parecidas: no sul do país, há a lenda do Ahó Ahó, que seria uma ovelha com grandes chifres que perseguiria indígenas que escapassem das Missões Jesuíticas. Já no Norte, há a lenda do Mapinguari, que alguns descrevem como um macaco gigante com focinho de cachorro e pele de jacaré.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: