Estilo de vida
26/02/2023 às 09:00•2 min de leitura
O enigma dos palíndromos é um dos mais fascinantes criados pelos seres humanos. São palavras ou frases que podem ser lidas de frente para trás e vice-versa. Na Roma Antiga, a criação de palíndromos era comum, mas um dos mais interessantes é o famoso quadrado Sator.
Inscrito na cidade de Pompeia aproximadamente em 62 a.C., o quadrado Sator é uma das formas mais antigas de um palíndromo. Com 25 letras ordenadas em 5×5, ele forma as palavras Sator, Arepo, Tenet, Opera e Rotas, em latim. Além disso, o palíndromo é quádruplo, o que significa que pode ser lido em quatro direções diferentes, alterando o significado conforme a direção de leitura.
Leia também: 20 palíndromos que você gostaria de ter imaginado
Segundo os especialistas, a palavra “Sator” significa agricultor; “Tenet” significa conservar, manter, dominar ou sustentar; “Opera” significa trabalho ou obras ou feitos; e “Rotas” se refere a “rodas” ou “fazer girar”.
A palavra Arepo pode significar um nome, inventado para completar o palíndromo. Não há consenso entre os estudiosos sobre o significado, pois não é uma palavra do latim.
Por isso, o palíndromo fica ainda mais interessante: se lido de cima para baixo, o significado pode ser “o fazendeiro Arepo domina suas rodas com dificuldade”. Porém, se lido de baixo para cima, a oração é “o semeador Arepo guia as rodas com destreza”.
O enigmático quadrado Sator foi encontrado em várias partes da Europa, Ásia, Africa e América, gravado em bíblias, quadros, ossos, portas e muros. Ele era considerado um instrumento de cura e proteção e, com mais estudos, foi levantada a possibilidade de tradução para “o Criador das terras domina as rodas celestiais”, o que justificaria a crença em algo divino.
Apesar de ter sido considerado cristão quando descoberto, a sua origem é mais antiga que o cristianismo. A teoria dominante é de que ele tem origem no judaísmo antigo, já que alguns de seus símbolos, presentes no cristianismo, também fazem sentido no judaísmo.
Mesmo com a origem incerta, o quadrado sobreviveu e ganhou mais significados ao longo do tempo. No século VI, acreditavam no poder do quadrado como um encanto mágico para todo tipo de situação. No Brasil, por exemplo, o quadrado era usado para curar picadas de cobras.
Apesar da incerteza quanto à sua origem, o quadrado Sator é um enigma envolvente e instigante para estudiosos, e ainda inspira debates e teorias.