Ciência
13/06/2023 às 11:00•2 min de leitura
A Área 51 é, provavelmente, a base militar secreta mais famosa do mundo, aparecendo em filmes, séries e documentários, sempre envolvida em teorias da conspiração. Mas ela é apenas uma das muitas instalações mantidas por países como Estados Unidos, China e Rússia, entre outros.
Na maioria dos casos, os governos fazem de tudo para negar a existência delas ou manter sigilo sobre o que é feito em tais locais. Porém, o Google Maps e outras tecnologias têm dificultado as estratégias das autoridades.
Conheça, a seguir, 8 bases militares secretas e misteriosas.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Inaugurada em 1916, a base militar britânica foi usada em testes de armas químicas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, atividades que, segundo o governo, não são mais exercidas. Experimentos envolvendo supervírus também acontecem por lá, segundo rumores.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Situada no Novo México (EUA), a base Dulce é apontada como local de estudos extraterrestres. No final dos anos 1970, supostos sinais de comunicação alienígena teriam sido interceptados por lá e, na sequência, corpos de animais mutilados começaram a aparecer nas imediações.
Embora o governo não confirme a existência da instalação subterrânea, um ex-funcionário afirma ter presenciado uma “batalha” entre humanos e ETs no local.
(Fonte: Google Maps/Reprodução)
Um relatório oficial vazado em 2008 revelou detalhes sobre a Área 6, escondida no deserto de Nevada (EUA), cuja localização foi revelada pelo Google Maps. Segundo o documento, a instalação ultrassecreta do exército americano é especializada em operações aéreas.
Para especialistas, isso sugere a realização de testes com drones inovadores.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Apelidada de “Área 51 russa”, a base de Kapustin é citada em diversas conspirações alienígenas. Local de onde partiu a cadela Laika, primeiro ser vivo lançado ao espaço, em 1957, a instalação estaria recebendo autópsias de ETs e discos voadores capturados, segundo ufólogos.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Escondida abaixo dos Montes Urais, esta outra base secreta russa seria utilizada para o desenvolvimento de armas nucleares e de longo alcance. É o que apontam os militares americanos.
Acredita-se que ela também possa funcionar como bunker para os líderes russos em caso de guerra nuclear ou outro evento cataclísmico.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O concorrido Mar da China Meridional se tornou o lar de várias bases chinesas secretas. Nelas, há de plataformas de lançamento de mísseis a unidades que abrigam radares, passando por áreas de testes de aeronaves militares e outros experimentos.
Mas não se sabe realmente o que é feito nestas instalações, pois qualquer aeronave estrangeira que se aproxime é “convidada” a se retirar.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Situada em Utah (EUA), Dugway funciona desde os anos 1940, realizando testes de armas químicas e biológicas. Mas também há relatos de operações secretas envolvendo OVNIs no local. Conforme os conspiradores, muitos testes que eram feitos na Área 51 foram transferidos para lá.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Em caso de apocalipse nuclear, os líderes militares americanos provavelmente terão como destino a base de Raven Rock, na Pensilvânia. Ela abriga um bunker subterrâneo gigante, equipado com usina de energia, água potável, departamentos de polícia e bombeiros e refeitório para 2 mil pessoas.
Das profundezas da montanha, as autoridades poderiam continuar com os esforços de guerra sem maiores perigos.