Criptídeos: 5 monstros lendários que não são tão famosos assim

19/10/2023 às 12:003 min de leitura

Você provavelmente já ouviu falar do Monstro do Lago Ness, do Abominável Homem das Neves ou do Chupa-cabra, mas há uma infinidade de outros seres lendários menos famosos ao redor do mundo. Estes tipos de criatura são chamados de criptídeos, um ramo de estudo — ou, pelo menos, de curiosidade — que se ocupa de animais hipotéticos, avistados por poucas pessoas ou aparições de animais extintos.

Os defensores da criptozoologia defendem suas hipóteses afirmando que animais que já foram considerados lendas, como o dragão-de-komodo, a lula-gigante e o ornitorrinco, realmente existem. Além disso, a criptozoologia também pode ter algum valor antropológico ao recolher relatos sobre lendas de diferentes culturas. Conheça agora alguns criptídeos menos famosos e que você provavelmente não conhece.

1. Pouakai

Águia de haast que provavelmente inspirou as lendas maori. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Águia de haast que provavelmente inspirou as lendas maori. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Pouakai é uma águia que está no limite entre lenda e um pássaro extinto na Nova Zelândia. Segundo um mito maori, a Pouakai seria capaz de sequestrar homens desavisados e levá-los para serem devorados no céu.

Fato é que o Pouakai pode ter sido derivado de um pássaro real extinto no século XV, a águia-de-haast. Suas dimensões, porém, eram bem menores do que é dito na lenda e insuficientes para carregar pessoas em seus voos — estima-se que elas podiam ter cerca de 1,5 metro de altura e 2,1 metros de envergadura e um peso de cerca de 15 kg. As dimensões são maiores do que qualquer pássaro voador atual, mas insuficientes para os grandes feitos propagados.

2. Akhlut

Represenação de um Akhlut. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Represenação de um Akhlut. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

O Akhlut é um ser que habita as lendas do povo inuíte. Segundo os contos, a criatura seria um ser místico capaz de se metamorfosear de uma orca para um lobo sempre que fosse necessários para continuar sua caça. Quando a lenda chegou aos colonizadores, a história foi confundida e por muito tempo pensou-se que o Akhlut fosse uma mistura de orca com lobos, ou seja, um animal com patas e com nadadeiras que poderia andar na neve ou viver no mar sempre que quisesse.

3. Monstro do Lago Tianchi

Lago Tianchi, na fronteira entre China e Córeia do Norte. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Lago Tianchi, na fronteira entre China e Córeia do Norte. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

O Monstro do Lago Tianchi é uma criatura aquática como o Monstro do Lago Ness , mas que não ganhou tanta fama. Diz-se que ele habita o vulcânico lago Tianchi, entre a China e a Coreia do Norte. A criatura é bastante popular na região, é descrita como um animal cinzento, como um golfinho, mas do tamanho de um búfalo. Além disso, ele está sempre pronto a atacar humanos e fugir sem deixar pistas.

4. Skrimsl

Lago Lagarfljót, onde teria aparecido Skrimsl . (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Lago Lagarfljót, onde teria aparecido Skrimsl . (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

O próximo monstro vem da longínqua e gelada Islândia. O Skrimsl é um ser marítimo cujos avistamentos foram relatados diversas vezes nos últimos séculos. Ele foi descrito como uma espécie de cobra marítima com mais de 12 metros de comprimento, um corpo cheio de bulbos e sem nadadeiras ou barbatanas. Uma das explicações mais comuns para os Skrimsl é que quem o viu tenha, na verdade, avistado golfinhos nadando em linhas — e que tenham exagerado um pouco no álcool.

5. Monstro de Van Meter

Estação de trem em Van Meter em 1907. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Estação de trem em Van Meter em 1907. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Van Meter é uma pequena cidade em Iowa, nos Estados Unidos. Em 1903, a cidade era ainda menor e uma aparição chocou parte da população. Algumas figuras proeminentes da cidade alegaram ter visto um monstro que parecia um morcego gigante que ficava em pé como um humano, além de ter um bico pontudo e disparar um feixe de luz pela cabeça. 

Nos dias seguintes, várias pessoas da comunidade afirmaram ter visto o monstro. Parte da cidade saiu em caça da criatura, que supostamente entrou numa mina de carvão e nunca mais foi vista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: