Estilo de vida
02/07/2024 às 18:00•3 min de leituraAtualizado em 02/07/2024 às 18:00
Avistamentos de OVNIs, bem como fenômenos paranormais, permeiam nossa existência a ponto de serem parte do imaginário popular. Há quem acredite piamente neles, enquanto há quem os veja sob um prisma mais cético. Psicólogo e entusiasta do tema, Peter A. McCue publicou uma obra em que apresentou a Teoria da Internet Psíquica, que poderia ser a explicação para essas atividades já registradas.
O conceito apresentado por McCue em Paranormal Encounters on Britain’s Roads, livro não traduzido para o português, partiu da sugestão do pesquisador George Tyrrell, para quem os avistamentos seriam "alucinações geradas por telepatia". Seria como a ação da capacidade telepática subconsciente coletiva de várias pessoas.
A Teoria da Internet Psíquica proposta por McCue sugere que, ao avistarmos um OVNI, essa visualização seria, na prática, uma projeção de nossas expectativas a respeito do tema, especialmente quando estamos próximos a áreas reconhecidas pela aparição desses objetos.
O fato de existir mais de um relato sobre o mesmo fenômeno estaria conectado ao fato de que as mentes das pessoas, ainda que no seu subconsciente, estão conectadas psiquicamente, tal como a internet interliga uma rede de computadores.
Logo, ao estar em um local famoso pelo avistamento de OVNIs, a energia psíquica dos indivíduos, combinada com suas expectativas, manifestaria-se em um objeto "real", produto da imaginação humana.
Cientistas têm plena ciência de que conhecemos muito pouco sobre a mente humana. Há muito ainda a ser descoberto sobre o funcionamento dela e sobre como ela seria capaz de existir em diferentes estados, como após a morte, por exemplo. Por trás desse desconhecimento pode estar a resposta para avistamentos e fenômenos paranormais, sugere a Teoria da Internet Psíquica.
Imagine que cerca de 95% das atividades cerebrais sejam subconscientes. Teríamos responsabilidade por apenas 5% das ações realizadas pelo cérebro humano. De acordo com McCue, esse alto percentual desconhecido, sobre o qual temos pouca ou nenhuma ideia de seu funcionamento, guarda um poder ainda não compreendido sobre o subconsciente – de onde podem partir fenômenos que não sabemos explicar.
Projeção astral é um termo que significa, de modo simples, a capacidade que um ser humano tem de deixar seu corpo físico por um tempo, ficando em seu corpo espiritual sem que ocorra a perda de consciência sobre seus atos.
Místicos e indivíduos que dizem controlar experiências extracorpóreas acreditam na existência de um banco de conhecimento no reino astral chamado Registro Akáshico. Nele estariam presentes todos os eventos, pensamentos, palavras, emoções e intenções que já ocorreram, estão ocorrendo ou ocorrerão com todas as formas de vida.
Para McCue, é possível que esse registro seja a chave para compreender toda proposta de seu conceito da Teoria da Internet Psíquica. Um dos elementos que sugeririam isso, aponta o psicólogo, seria o trabalho de agências de inteligência com "visualizadores remotos", uma prática definida pela parapsicologia como a busca de um alvo distante da vista física por meio de meios paranormais e extrassensoriais.
A Teoria da Internet Psíquica também coloca em perspectiva a possibilidade de controle da mente. Afinal de contas, se um indivíduo tem a capacidade de projetar pensamentos, sentimentos e desejos, seria possível que a mentalidade coletiva de uma população fosse manipulada.
Não à toa, agências de inteligência como a CIA têm gastado milhões de dólares em projetos de investigação sobre o controle mental. Se McCue estiver certo com sua teoria e as mentes estão conectadas nessa rede, é provável que a potencial exploração viesse, em algum momento, a ser contrária ao interesse da maioria.