Esportes
11/08/2018 às 11:00•2 min de leitura
Se você alguma vez já brincou de Onde Está o Wally?, já deve saber que a cada virada de página o jogo vai ficando progressivamente mais difícil. Enquanto a dificuldade vai aumentando, a sua paciência vai se perdendo. Mas esses momentos de estresse já estão com os dias contatos! Isso porque a Redpepper, agência de soluções criativas norte-americana, desenvolveu um robô que utiliza inteligência artificial para encontrar o personagem em segundos. O androide inclui até uma mão de silicone capaz de apontar para a página.
Segundo o site Ubergizmo, a máquina recebe a alcunha de There’s Waldo (algo como Aqui está o Wally. Em inglês, o nome do personagem é Waldo) e é capaz de encontrar o Wally com exatidão. O braço articulado do robô é controlado através do sistema Raspberry Pi com uma câmera acoplada que opera funções de reconhecimento facial até percepção de cores.
A partir desta operação, o sistema trabalha de uma maneira intuitiva. Com a captura de retrato, as informações são codificadas e armazenadas na multiplataforma OpenCV. Assim, é realizado um rastreamento que identifica as formas do personagem na imagem. Logo em seguida, o “retrato falado” é enviado ao sistema Google AutoML Vision que faz sua análise. O robô é capaz de encontrar o seu alvo com precisão de até 95%. Uma vez que o alvo seja detectado, a mão do robô aponta para o local indicado.
Apesar de parecer uma brincadeira de criança, essa é mais uma artimanha que comprova as capacidades do Google AutoML Vision. Seus usuários conseguem treinar e habilitar operações utilizando inteligência artificial mesmo que não consigam trabalhar com programação aplicada. Falando nisso, você sabe onde eu posso encontrá-lo na página 28? Obrigado!
Clique aqui para ver o robô em ação.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Robô utiliza inteligência artificial para 'Encontrar o Wally' via TecMundo