Artes/cultura
03/08/2020 às 10:00•2 min de leitura
Como as galerias de arte ainda permanecem fechadas na maioria dos lugares do mundo devido às regras de isolamento social, as equipes dos museus têm usado a criatividade para mostrar suas exposições para as pessoas via internet. Uma dessas iniciativas é o #CuratorBattle no Twitter.
Bíblia de Gutenberg, primeiro livro impresso no mundo. (Fonte: BL Printed Heritage/Twitter - Reprodução)
A "batalha" é organizada pelo Yorkshire Museum que, semanalmente, desafia os museus do mundo a compartilhar imagens dos seus acervos para destacar os melhores.
Meia viking de 1000 anos. (Fonte: Jorvik Viking Centre/Twitter - Reprodução)
Até agora, cada disputa tinha um determinado tema: o melhor bumbum, o objeto mais assustador e outros. Porém, o #CuratorBattle chegou à sua finalíssima, e agora está tudo liberado. Por isso, os museus estão realmente dando o melhor de si.
Elmo de batalha. (Fonte: Sutton Hoo/Twitter - Reprodução)
Aquilo que começou como uma forma divertida encontrada pelo Museu de Yorkshire para reunir o público em um tipo de visita virtual acabou rapidamente se transformando em uma mobilização internacional e que infelizmente está chegando ao fim.
A mão do Luke. (Fonte: Maggie McIntyre/Twitter - Reprodução)
Em uma declaração ao site Bored Panda, o gerente de comunicações do York Museums Trust Lee Clark afirmou que, devido à reabertura dos museus no Reino Unido, eles optaram por interromper as competições virtuais para aproveitar a sua popularidade.
Jarro de Toupeiras. (Fonte: Grant Museum of Zoology/Twitter - Reprodução)
Segundo Clark, o tema escolhido para fechar a série, #StarObject, foi proposital para que os museus tivessem a chance de promover os seus objetos que são as estrelas das coleções. E também uma chance para que os visitantes possam ter uma visão prévia daquilo que poderão ver ao vivo assim que todos os museus voltarem a funcionar.
Lee Clark reconhece que a batalha mais popular e que transformou a série em um fenômeno global foi a coleção #CreepiestObjetct. Veja um exemplo.
Sereia. (Fonte: Natural Sciences NMS/Twitter - Reprodução)
#BestMuseumBum, "o melhor bumbum" de museu ficou em segundo lugar na preferência popular, mas teve maior cobertura nas mídias.
Deus Apolo. (Fonte: Clara Molina Sanchez/Twitter - Reprodução)
Aguardem as próximas competições.