
Ciência
22/11/2020 às 03:00•2 min de leitura
Centenas de armas, artefatos e relíquias usadas por espiões soviéticos durante a Guerra Fria serão leiloados entre janeiro e fevereiro de 2021 nos Estados Unidos, através da casa de leilões Julien’s, na Califórnia.
A coleção foi reunida pelo historiador Julius Urbaitis, que a deixou em exposição durante 2019, porém, ele teve que fechar o local devido à pandemia, e decidiu se desapegar dos objetos.
Os itens que estarão à venda são realmente impressionantes e parecem ter saído diretamente dos filmes de espionagem, como os usados pelos clássicos vilões de James Bond. O valor dos artigos varia de centenas de dólares a até US$ 12 mil (cerca de R$ 64,5 mil).
Entre os mais incríveis temos bolsas com câmeras escondidas, aparelhos de escutas usadas pelos agentes a serviço da KGB — a principal organização de serviços secretos da União Soviética — além de um boletim escolar de Che Guevara!
“De toda a coleção do Museu de Espionagem da KGB aos artefatos obscuros da corrida espacial dos EUA e da União Soviética até itens nunca vistos de Cuba e sua Revolução, esses objetos impressionantes oferecem um olhar fascinante sobre a agitação geopolítica, econômica e cultural da época”, disse Darren Julien, diretor-executivo da Julien’s, em comunicado.
O item que mais atrai a atenção do público é uma arma chamada de “Beijo da Morte”, uma pequena pistola de tiro único e disfarçada para parecer um batom, muito utilizado pelas espiãs soviéticas a partir de 1965.
Outra arma incógnita é uma seringa chamada de “guarda-chuva búlgaro”. Uma réplica da usada pela URSS para matar o dissidente Georgi Markov em 1978 estará no leilão.
Markov fugiu da União Soviética, se mudando para o Reino Unido em 1968m seu país colocou uma recompensa por sua morte, o que acabou acontecendo 10 anos depois, em 1978, com o uso da arma com cara de guarda-chuva, que o envenenou com ricina.
Uma carta de Fidel Castro, detalhando seus planos para invadir Havana em 1958 também estão entre os destaques do leilão.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.