Artista transforma piso de madeira em incrível tapete realista

01/01/2021 às 13:002 min de leitura

A artista espanhola Selva Aparicio ganhou destaque nas redes sociais após divulgar detahes de sua tese de mestrado intitulada “Childhood Memories“, na qual escreveu sobre sua arte única de transformar pisos de madeira em tapetes de luxo. Quase como ilusões de ótica, suas esculturas são verdadeiras artes transcendentais que reinventaram a relação entre a arte e o material, unindo ambos em um processo inédito de carpintaria.

Nomeada como Breakout Artists 2020 pela Newcity Art, Aparicio vem conquistando a comunidade aficionada em arquitetura com seus projetos rústicos. Amplamente inspirada pela natureza e pelo reaproveitamento de todos os bens que são fornecidos para a humanidade — especialmente a madeira — , a artista busca retratar a vida e a morte nas esculturas e o contraste entre ideias, a fim de reforçar sua identidade e o conceito de impacto.

(Fonte: Selva Aparicio / Reprodução)
(Fonte: Selva Aparicio/Reprodução)

“Minhas memórias estão permanentemente gravadas, então o tecido macio é representado em cicatrizes esculpidas à mão em pisos de madeira descartados”, afirmou a espanhola. “Eu me esforço para encontrar a beleza no perigo e testemunhar a progressão da efemeridade-permanência-perda.” 

Como é possível observar nas imagens do tapete, o material ganhou detalhes em mosaico para simular o enfeite, além de linhas de tecido que se espalham pela periferia, algo que reforça ainda mais o realismo da escultura e engana bastante caso algum observador veja rapidamente.

Arte in memorian

Segundo Selva, sua vida e traumas de infância tiveram impacto direto na retratação de seus projetos artísticos, servindo como base para o reflexo de imagens de seu passado que, de alguma forma, trouxeram consequências para a carreira pessoal e profissional. 

(Fonte: Selva Aparicio / Reprodução)
(Fonte: Selva Aparicio/Reprodução)

“Apresentei esta instalação como minha tese durante meu mestrado na Universidade de Yale”, ela explicou. “Os tapetes são geralmente adornados com jardins sagrados e oásis e podem ser movidos pela casa. Este tapete permaneceu parado, silenciosamente participando de anos de abuso familiar. Esta instalação é para cobrir e expor traumas e testemunhá-los”.

Em 2021, parte de suas criações será exibida no International Museum of Surgical Science e no Museum of Contemporary Art Chicago. Para conferir um pouco mais sobre as obras de Selva Aparicio, basta acessar o site oficial da artista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: