Artes/cultura
28/08/2021 às 06:00•3 min de leitura
As aulas de histórias do ensino básico até servem para contextualizar os grandes eventos e acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo, mas é no museu que eles transpassam a imaginação e ganham vida – quem já viu o filme Uma Noite no Museu sabe bem o poder que eles têm.
Se você é um grande interessado por histórias, em geral, existem vários museus brasileiros que são de tirar o fôlego, tanto por sua arquitetura quanto pelas histórias, culturas e artes que conservam e revelam. E, na era tecnológica, para conhecer alguns deles, você nem precisa sair de casa, pois basta fazer uma visita virtual.
Ficou interessado? Então confira!
Importante centro de cultura do nordeste brasileiro. (Fonte: Museu Brasil/Divulgação)
Também conhecido como Castelo de Brennand, o Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma fortaleza medieval em meio a um parque em Recife (PE). O museu abriga uma coleção de documentação histórica e artística relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês.
Entre as exposições permanentes está a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, conhecido como primeiro pintor das paisagens brasileiras. Além disso, o IRB contém mais de 3 mil armas brancas produzidas entre os séculos XIV e XXI. Em destaque estão as 27 armaduras medievais completas que também fazem parte do acervo do museu.
Fica entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. (Fonte: Instituto Inhotim/Divulgação)
Inhotim é conhecido por ser um grande museu a céu aberto localizado na cidade de Brumadinho (MG). Suas características singulares de unir projeto paisagístico a obras e natureza chamam atenção de todo mundo que o visita.
O museu, que fica a 56 quilômetros de Belo Horizonte, tem 22 galerias que expõem obras de arte contemporâneas de mais de 85 artistas, como Adriana Varejão e Hélio Oiticica. Ele ainda conta com um jardim que contempla aproximadamente 4 mil espécies botânicas.
Exposição Língua Solta. (Fonte: Museu da Língua Portuguesa/Divulgação)
O museu está instalado na capital de São Paulo, em um prédio antigo localizado na Região da Luz. Nele, há uma grande galeria dedicada a explorar o mundo da língua portuguesa, o significado das palavras e a influência de povos, línguas e culturas na formação do idioma. Tudo é apresentado de maneira única. Por lá, você encontra projeções de filmes e uma linha do tempo com recursos interativos.
O museu é um exemplo de arquitetura alinhada à arte. (Fonte: Martins kariny/Pixabay/Reprodução)
Projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, o museu é conhecido pela população da cidade de Curitiba (onde está localizado) como Museu do Olho – por conta do seu formato.
Assim como a arquitetura, o acervo dele também é impressionante e conta com obras de grandes autores, como Tarsila do Amaral, Ianelli e Cândido Portinari. Outro fato interessante desse museu é que por lá também se encontram as obras apreendidas na Operação Lava Jato.
Para quem gosta de saber como vivia a família imperial brasileira. (Fonte: Uwe Bergwitz/Adobe Stock/Divulgação)
O museu está instalado na região de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde foi o palácio de verão do imperador Dom Pedro II. Entre o acervo, há diversas peças relacionadas à monarquia brasileira.
Se você se interessa em saber como eram as joias imperiais, por exemplo, no museu você tem acesso às coroas de D. Pedro I e D. Pedro II. Além disso, pode conferir algumas joias usadas pela Dona Leopoldina e pela Marquesa de Santos.
Inaugurado no mesmo dia do que a cidade. (Fonte: Museu Brasil/Reprodução)
Dedicado para integrar o Conjunto Cultural dos Três Poderes, o Museu – conhecido também como Museu Cidade – conta a história de Brasília. Ele é o museu brasileiro mais antigo da capital e foi projetado por Oscar Niemeyer para marcar a transferência da capital brasileira.
Um espaço extraordinariamente atípico. (Fonte: Pixabay/ Reprodução)
Com uma edificação moderna e sustentável, o Museu do Amanhã foi desenvolvido no Rio de Janeiro com objetivo de compartilhar mais da Arte e da Ciência aos visitantes.
Suas principais mostras são dedicadas à conscientização do perigo das mudanças climáticas e da degradação ambiental; o local recebe também exposições temporárias.