
Ciência
11/11/2021 às 09:30•2 min de leitura
Arqueólogos identificaram, em um subúrbio da antiga cidade romana de Pompeia, uma sala perfeitamente intacta que supostamente abrigava escravos há pouco mais de 2 mil anos. O quarto se localiza nas ruínas de uma vila conhecida como Civita Giuliana, situada a pouco mais de 700 metros das muralhas do distrito, e revela um pouco mais as relações entre castas sociais durante a Idade Antiga.
Segundo os pesquisadores, o quarto de aproximadamente 17 metros quadrados era ocupado por uma pequena família responsável por executar as atividades diárias de seu mestre, incluindo a preparação e a manutenção da carruagem. No local, havia 3 camas feitas de cordas e tábuas, uma delas de criança, além de um único penico compartilhado. O aposento recebia luz natural de apenas uma fonte: uma pequena janela como ponto decorativo no local.
Além de ter muitos fragmentos de jarros, itens pessoais e uma arca de madeira contendo peças de metal e tecido, aparentemente utilizadas como arreios de cavalos, a área também estava cercada por um poço de carruagem, indicando que o mestre residencial da vila de Civita Giuliana poderia ser um mercador ou alguém com amplo movimento pelas ruas de Pompeia.
(Fonte: Ministero della cultura / Reprodução)
“O mais impressionante é a natureza apertada e precária deste cômodo, que fica entre um dormitório e um depósito”, disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia. “É certamente uma das descobertas mais emocionantes da minha vida como arqueólogo, mesmo sem a presença de grandes 'tesouros'. O verdadeiro presente aqui é a experiência humana — neste caso, dos membros mais vulneráveis da sociedade antiga — da qual esta sala é um testemunho único”, ele falou.
Desde 2017, escavadores vêm trabalhando nas ruínas de Civita Giuliana. Desde então, uma carruagem cerimonial e um estábulo que continha os restos mortais de três cavalos atrelados foram identificados, assim como registros de 2 pessoas nas imediações do quarto de escravos, que provavelmente eram mestre e servo que conseguiram escapar da fase inicial da erupção do Vesúvio, mas que acabaram atingidos em um momento seguinte por uma nova explosão.
(Fonte: Ministero della cultura / Reprodução)
Apesar de estar situada em região suburbana, a pequena vila supostamente pertencia a algum cidadão rico, sendo densamente povoada por complexos de assentamentos que respondiam tanto às necessidades de produção (fazendas para a produção de vinho e azeite) quanto às necessidades residenciais ou sazonais de permanência temporária do proprietário. Dessa forma, o achado aponta importantes documentações das relações sociais em Pompeia e de que forma o setor produtivo-servil operava para fornecer matéria ao meio agrícola.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.