
Ciência
18/11/2021 às 02:00•3 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Você já parou para pensar que foi a primeira pessoa a tocar um violão? Ou a pessoa que desenvolveu uma gaita? Para contar essas e outras origens curiosas dos instrumentos musicais, continue a leitura:
A lógica por trás dos acordeões remonta há mais de 2 mil anos, quando os chineses criaram os primeiros aerofones de palhetas livres. Neles, o som é criado quando pequenas palhetas vibram dentro de uma fresta. Alguns outros exemplos são as gaitas, as concertinas e os shengs, instrumentos chineses de sopro.
Já o acordeão moderno surgiu no início do século XIX, na Áustria. Ele tinha teclado em um dos lados, enquanto o outro era usado apenas para manusear o fole. Hoje em dia, existem diversas variações, como a concertina, que é normalmente pequena e hexagonal e não possui teclas de piano, apenas botões em ambos os lados, a gaita-ponto, que também possui apenas botões, e o acordeão em si, também conhecido como sanfona no Brasil, que traz botões de um lado e teclas de piano do outro.
O acordeão surgiu na Áustria, no século 19 (Fonte: Pixabay)
Um dos mais novos instrumentos de sopro que existem, o saxofone foi apresentado ao mundo em 1841, durante a Exposição de Bruxelas. Seu inventor foi Adolph Sax, que já havia ganhado destaque anos antes por aprimorar o clarinete. Curiosamente, haviam até 14 modelos de saxofones diferentes, mas hoje é difícil achar mais do que 4 – barítono, alto, tenor e soprano.
Outro fato marcante na história do saxofone aconteceu em 1845: Sax organizou uma batalha de bandas, em Paris, reunindo músicos tocando sua invenção e outros instrumentos de sopro contra músicos utilizando instrumentos mais tradicionais. O evento fez tanto sucesso que a França resolveu adotar o saxofone em sua banda militar oficial.
Uma batalha de bandas colocou o saxofone sob os holofotes. (Fonte: Pixabay)
O instrumentista alemão Christian Buschmann foi o primeiro a rascunhar um modelo de "órgão de boca", que posteriormente viria a se tornar a gaita, em 1821. Depois dele, Christian Messner começou a fabricar o novo instrumento, ainda de maneira artesanal, na década de 1830.
Porém, foi o alemão Matthias Hohner, cujo sobrenome virou uma das marcas mais famosas de gaita, que aprimorou o instrumento. A partir de 1857, o então relojoeiro pegou os desenhos de Buschmann, aprimorou o conceito e passou a vender as gaitas em larga escala. Em 1868, os primeiros instrumentos chegaram aos Estados Unidos e, com isso, o resto é história!
A gaita nasceu do empenho de um relojoeiro. (Fonte: Pixabay)
Um dos instrumentos mais populares do mundo, o violão é uma derivação do alaúde, um instrumento de cordas criado na Europa no século XIII. Pouco tempo depois, surgiram as "vihuelas" espanholas, uma espécie de viola de mão um pouco menor do que os violões de hoje em dia. Já no século XVI, a Espanha também viu surgir as primeiras "guitarres", que rapidamente se popularizaram no país e conquistaram o Velho Continente.
Com a colonização, esses instrumentos ganharam o mundo e passaram por modificações regionais: o "tres", em Cuba, o "cuatro", em Porto Rico, o "charango", no México, entre outras. Já a guitarra surgiu no começo dos anos 1930, nos Estados Unidos. A galera estava cobrando por sons mais altos, por isso o amplificador eletrônico deu origem a novos instrumentos como a guitarra, que foi amplamente utilizada no jazz, no country, no blues e no rock.
O violão ganhou versões por onde passou. (Fonte: Pixabay)
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.