
Ciência
16/12/2021 às 11:08•2 min de leitura
Em 2007, alguns membros da legislatura do estado do Nebraska, nos Estados Unidos, tentaram banir o uso do litígio frívolo (utilização de processos judiciais com aparente desconsideração do mérito dos próprios argumentos). Mas o político Ernie Chambers acreditava que essa era uma tentativa equivocada e que o acesso ao sistema judicial não deveria ser restringido, e sim aberto para todos, ricos e pobres.
"A constituição exige que as portas do tribunal sejam abertas, então você não pode proibir o ajuizamento de processos", disse Chambers, de acordo com a Associated Press. "Qualquer um pode processar quem quiser, até mesmo Deus".
E foi assim que começou. Para elucidar e dramatizar seu ponto de vista, o político decidiu abrir um processo judicial formal contra Deus no tribunal distrital do Condado de Douglas em setembro daquele ano, alegando que o acusado era responsável por "morte generalizada, destruição e aterrorização de bilhões de habitantes da Terra".
E, por incrível que pareça, Chambers teve seu dia diante de uma corte.
Ernie Chambers. (Fonte: Lincoln Journal Star/Reprodução)
Em agosto de 2008, o juiz Marlon Polk, do Nebraska, presidiu o processo de Chambers, mas rapidamente rejeitou a ação antes que a corte pudesse entrar em sessão. Polk arquivou o caso alegando que o réu, Deus, "não pôde ser igualmente servido devido a seu endereço residencial não listado", segundo a Associated Press.
Chambers rebateu alegando que o próprio tribunal reconhecia a existência de Deus. Uma consequência desse reconhecimento era o entendimento de sua onisciência, visto que Deus sabe de tudo, inclusive notificou o próprio processo. Ainda assim, Polk negou o provimento ao processo, e o assunto foi encerrado.
Apesar de o protesto em prol da causa sempre ter sido o fator principal, Chambers foi motivado pelo fato de ser um anticristão nato. Ateu convicto, ele pulava as orações matinais durante a sessão legislativa, como notou a CBS News, e fazia duras críticas aos cristãos.
Mas ele não foi o único a se sentir injustiçado por Deus. No mesmo ano, um homem do Kansas pediu uma indenização de US$ 1 trilhão por Deus não ser "totalmente certo e não governar bem o mundo". O processo não foi muito longe antes de ser encerrado — como era de se esperar.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.