Estilo de vida
20/04/2022 às 08:00•2 min de leitura
Após a alta de casos da covid-19 ter causado um grande atraso no Carnaval do Rio de Janeiro, as escolas de samba do Grupo Especial estão prontas para desfilar pelo Sambódromo da Marquês de Sapucaí entre os dias 22 e 23 de abril. Assim como em todos os anos, a festa é muito esperada pelos foliões e sobretudo para quem estará participando do desfile.
Outro momento que gera muitas expectativas é a divulgação das notas dos jurados — números que definem quem se consagrará a nova escola campeã do Rio de Janeiro. Os quesitos sempre estão lá escritos para todo mundo ver, mas será que você sabe como eles são julgados? Pensando nisso, nós nos aprofundaremos nesse tema durante os próximos parágrafos. Olha só!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que todos os anos um grupo de jurados é selecionado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para julgar a apresentação de quem irá desfilar e dar suas notas sobre cada quesito. Como base, os jurados deverão usar o Manual do Julgador, criado pela própria Liesa, para avaliar as agremiações.
Isso evita com que existam notas tão discrepantes assim e que os jurados sejam parciais. Além disso, o Carnaval do Rio de Janeiro conta com uma certa "matemática" de descartes de notas, trazendo mais equidade para a competição.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Ao todo, o Carnaval do Rio de Janeiro possui nove quesitos que serão levados em consideração para julgar as escolas de samba. Cada jurado poderá distribuir notas que vão de 9 a 10 para cada quesito, sendo o valor mais alto atribuído para as escolas que alcançaram a perfeição naquela categoria e vice-versa.
No Carnaval carioca, as notas variam em casas decimais como 9,1; 9,2; 9,3 e por aí vai. Uma escola pode perder pontos em determinada categoria por não cumprir o número exato de ritmistas na bateria, apresentar nudez nos representantes, levar animais para a apresentação ou simplesmente falhar em qualquer outro critério do Manual.
É importante ressaltar que cada agremiação possui um tempo mínimo de 60 minutos para desfilar pela Sapucaí e máximo de 70 minutos. Cada minuto faltante ou estourado resulta na perda de um décimo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Como dito anteriormente, serão nove categorias avaliadas durante o tempo de apresentação de cada escola de samba — cada qual com sua particularidade. São elas: