Alto Valiriano, de Game of Thrones: línguas fictícias e sua criação

02/09/2022 às 02:002 min de leitura

Você sabia que existem idiomas que são chamados de “conlang” ou “linguagem construída”? Isso significa que são línguas que foram criadas intencionalmente por alguém, como é o caso do curso de Alto Valiriano no Duolingo, ao contrário de idiomas que surgem naturalmente, como português, espanhol, francês ou inglês. É novo no curso, já faz algum tempo que não pratica ou se interessa pelo tema? Aqui está tudo o que você precisa saber!

Mais especificamente, o Alto Valiriano é um conlang a priori, construído sem desenhar gramática ou vocabulário de uma linguagem natural existente. O idioma foi criado por David J. Peterson para a popular série da HBO, Game of Thrones. Peterson é um linguista que contribuiu com vários programas de televisão e filmes que exigem uma linguagem única, como Doutor Estranho (com a linguagem Nelvayu), Penny Dreadful (com o idioma Verbis Diablo) e Dune (com os dialetos Chakobsa e Sardaukar).

Em 2019, o Duolingo agradou os fãs da série e concretizou uma parceria com Peterson para lançar um curso de Alto Valiriano na plataforma, para que qualquer usuário em todo o mundo pudesse aprender o idioma. Para se ter uma ideia, agora já temos meio milhão de alunos ativos no idioma. Mas você deve estar se perguntando: como exatamente David J. Peterson criou uma linguagem totalmente nova?

A invenção do Alto Valiriano

a(Fonte: Duolingo/Reprodução)

Ele construiu o Alto Valiriano em torno do pouco de linguagem que George R.R. Martin espalhou ao longo da série: duas frases (Valar dohaeris e Valar morghulis), cinco ou seis substantivos e todos os nomes dos personagens. Peterson viu influência grega e latina na amostragem da língua de Martin. O trabalho de Peterson no idioma envolve muitas dessas decisões específicas para determinar o vocabulário, a gramática e os padrões do Alto Valiriano.

Os alunos do Duolingo encontrarão gêneros e casos de substantivos em Alto Valiriano, como os quatro tipos de classes de substantivos: lunar, solar, aquático e terrestre. Esses casos se encaixam no tema geral do mundo e complementam a história. Achou interessante? Então se prepare, pois esta é apenas a ponta do iceberg quando se trata de aprender essa linguagem construída!

Já a nova atualização no curso inclui 159 novas palavras de vocabulário. À medida que você progride no curso de Alto Valiriano, você aprenderá tudo, desde o básico (falar sobre comida, usar números e discutir roupas), até habilidades únicas que cairiam bem em Westeros, como comandar dragões e aprender a falar sobre construções em Valíria. Há também algumas novas habilidades que ajudam com conceitos gramaticais mais avançados, como aprender a dar desculpas (o que ajuda com o tempo pretérito imperfeito), discutir culinária (gênero gramatical dos números) e falar sobre você mesmo (verbos reflexivos).

No Duolingo, valorizamos e democratizamos o aprendizado de idiomas de uma forma tão profunda que é possível ter acesso a línguas como o Alto Valiriano, além de muitas outras do mundo real. É fã da série ou se interessa em aprender outros idiomas? Se junte à comunidade de alunos e desfrute das mais novas atualizações da nossa língua favorita de Westeros!

  • Com colaboração do time Duolingo

***

Analigia Martins é diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e na Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade Harvard e bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: