Esportes
08/09/2022 às 04:00•2 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Poucas coisas são melhores que tomar um belo sorvete durante uma ensolarada tarde de verão, não é mesmo? Então, o que seria de nós se essa sobremesa não existisse? A verdade é que o sorvete é um doce delicioso, refrescante e que costuma aparecer em várias ocasiões especiais de nossas vidas.
Então, quem é o gênio que nós deveríamos agradecer por ter inventado algo tão bom assim? Para quem já realizou essa pesquisa anteriormente, é comum encontrar várias histórias diferentes espalhadas por aí. Porém, se você quer saber o que os historiadores sabem até agora, preste bastante atenção nos próximos parágrafos!
(Fonte: Pixabay)
Para que o sorvete continue saboroso e com a sua consistência, precisamos mantê-lo gelado de alguma forma. Sendo assim, nos tempos antes da invenção da refrigeração, isso significava que você precisaria de gelo em sua forma pura. De acordo com os pesquisadores, só existira duas maneiras de fazer isso: colher em fontes naturais ou evaporação.
Mas como assim? No mundo antigo, os lagos não congelavam da mesma maneira no Mediterrâneo e no Oriente Médio, fazendo com que a única maneira de obter gelo fosse pela neve no alto das montanhas. Como coletar esse recurso não era nem um pouco fácil, ter gelo em casa era algo apenas para pessoas ricas.
Já para quem vivia no deserto, no entanto, existem evidências de que a evaporação poderia ser usada para fins de resfriamento. Ao colocar água em um recipiente de barro poroso e envolvê-la com um pano úmido, a evaporação retiraria o calor do líquido e o frio congelante da noite conseguiria gerar pedaços finos de gelo dessa maneira.
(Fonte: Pixabay)
Assim como vários outros aspectos da história culinária, é muito difícil saber definitivamente quem inventou de fato o sorvete ou de que país essa receita surgiu. No entanto, as primeiras referências a casas de gelo e de pessoas comendo neve surgem na China durante o século XI a.C.
Já por volta do ano 200 a.C. existem alguns dados que mostram pessoas chinesas comendo uma combinação de leite e arroz que foi congelada na neve. Porém, como definir quando passamos disso para algo mais próximo de nossos modernos sorvetes? Segundo historiadores, isso se deve aos persas por volta de 400 a.C., quando eles inventaram o precursor da refrigeração artificial.
Então, no século XI d.C., os persas estavam fazendo uma receita chamada "sharbat", que alguns pesquisadores dizem ser o ancestral mais próximo do sorvete. Essa sobremesa combinava açúcar, água e aromatizantes.
(Fonte: Pixabay)
O sorvete moderno, queridinho por todos nós, só foi de fato surgir por volta da Era da Exploração, quando os europeus brancos fizeram suas longas viagens até as Américas. Ao se envolver com a produção de açúcar e ao trazer chocolate e baunilha do México e da Península de Yucatán no século XVI, o Império Espanhol foi um dos primeiros a brincar com o sorvete.
A região de Nápoles, que agora é território italiano, mas na época pertencia aos espanhóis, foi onde surgiu o "sorbetto", que seria uma primeira versão do que nós conhecemos hoje em dia. No século XVIII, o sorvete virou grande moda na Europa e logo se expandiu para os Estados Unidos através de colonos ricos.
De acordo com os estudos, grandes nomes norte-americanos como George Washington e Thomas Jefferson tinham potes de sorvete importados da Europa em suas casas. Portanto, por muito tempo uma das sobremesas mais famosas ao redor do mundo era vista como um grande privilégio, mas para nossa sorte foi democratizada com o tempo!