Artes/cultura
18/10/2022 às 08:00•2 min de leitura
Em outubro de 2022, morreu María Salud Ramírez Caballero, a mulher queria teria inspirado a personagem Mamá Coco, do filme Viva – A Vida É uma Festa (2017), da Disney. María nasceu em Michoacán, no oeste do México, onde permaneceu durante toda a sua vida até falecer aos 109 anos.
Embora a Disney nunca tenha reconhecido oficialmente que ela foi a inspiração para Mamá Coco, muita gente acredita que ela seja a pessoa que inspirou a querida vovó deste belo filme. Mas há várias pessoas que inspiraram outros personagens de animação. Neste texto, contamos a história de seis deles.
(Fonte: Southern Illinoisan/Newspapers.com)
O marinheiro Popeye, conhecido pela sua força e pelo seu hábito de comer espinafre, teria sido criado a partir de Frank “Rocky” Fiegel, um morador de Chester, no estado americano de Illinois. Fiegel era um cara pequeno, mas durão. Além disso, ele fumava cachimbo, era desdentado e sempre se enfiava em brigas.
Frank Fiegel morreu em 1947, e não teve filhos. Em sua lápide, foi gravada uma imagem de Popeye.
(Fonte: Gay Blog)
A vilã Ursula de A Pequena Sereia (1989) foi possivelmente inspirada em Divine, personagem drag queen criada pelo ator Harris Glenn Milstead. Divine se tornou uma figura icônica da cultura pop ao estrelar muitos filmes do diretor americano John Waters, como Mondo Trasho (1969) e Pink Flamingos (1972). Milstead morreu em 1988, quando tinha apenas 42 anos.
(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)
A personagem Edna Moda de Os Incríveis (2004) é uma estilista que cria roupas para super-heróis. Ela foi claramente inspirada em Edith Head, uma famosa figurinista de Hollywood indicada 35 vezes ao Oscar de melhor figurino – e levou o prêmio 8 vezes.
(Fonte: General Photographic Agency/Getty Images)
Helen Kane, nome artístico de Helen Clare Schroeder, foi uma cantora americana que inspirou a personagem Betty Boop, criada em 1930 para a série de curtas de animação Talkartoons (1929 - 1932). Originalmente, Betty foi desenhada como um poodle antropomórfico, mas depois foi recriada tendo Helen como referência. A cantora acabou processando a produtora do desenho, mas perdeu.
(Fonte: Pinterest)
O ator Josh Saviano ficou famoso por dar vida ao personagem Paul Pfeiffer da série Anos Incríveis nos anos 1980. Mas nem todo mundo sabe que ele também inspirou o desajeitado Milhouse, o amigo de Bart Simpson em Os Simpsons. O rosto do ator quando jovem deixa bem claro que qualquer semelhança não é mera coincidência.
(Fonte: Dana E. Olsen/The Oregonian)
Rusty Nails era um palhaço interpretado pelo ator James H. Allen que estrelou programas de TV infantis americanos entre 1957 e 1972. Matt Groening, criador de Os Simpsons, já declarou que ele o ajudou a criar o personagem Krusty, um palhaço fumante e cínico que faz os piores shows possíveis para as crianças.
(Fonte: Sony/Columbia Pictures/Divulgação)
Já parou para pensar por que o Pernalonga foi retratado comendo cenouras? Simples: ele foi parcialmente inspirado no galã de cinema Clark Gable, que ficou mundialmente famoso ao estrelar E o Vento Levou (1993). Na verdade, a referência é ao personagem que Gable interpreta no filme Aconteceu naquela noite, de 1934, uma comédia em que ele vive um repórter de jornal desempregado que mastiga cenouras.